Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

As duas unidades do Programa So+ma Vantagens em Salvador coletaram 20 toneladas de resíduos recicláveis no primeiro semestre de 2019. Essa ação impactou positivamente o meio ambiente evitando a emissão de mais de 68 mil kg de CO2 e o consumo de 121 mil litros de água, além de representar a economia de 31 mil KWh de energia, o suficiente para abastecer 3.714 residências por um dia.

“Ficamos surpresas com a boa adesão ao programa, que tem tido grande repercussão na região e em pouco tempo alcançou um excelente resultado. Além disso, o volume arrecadado é muito expressivo em relação ao que é coletado em toda cidade. Isso reforça a importância e contribuição do So+ma Vantagens para Salvador”, destaca Gabriela Tiemy, sócia da SOLOS, startup responsável pela operação do programa na cidade.

A iniciativa, que chegou em Salvador em fevereiro, mantém dois pontos de coleta de resíduos em Periperi e Paripe, ambos no Subúrbio Ferroviário. Além de evitar o descarte inadequado do lixo, o material é trocado por pontos no programa que são substituídos por alimentos, serviços ou cursos profissionalizantes.

A recompensa estimulou Doralice do Nascimento a se cadastrar no programa. Todos os dias, ela saiu pela rua coletando resíduos recicláveis. Desta forma, conseguiu a bolsa para o neto fazer um curso de informática. “Estou realizando um sonho, porque quero que ele cresça”, conta. Além dele, outros treze alunos fizeram cursos com os pontos do projeto. No total, mais de 1.000 moradores do Subúrbio já estão cadastrados.

“Queremos estimular a mudança de comportamento e mostrar que as boas atitudes geram oportunidades, como se capacitar, por exemplo. Aliado a isso, estimulamos a reciclagem”, comenta Claudia Pires, fundadora da SO+MA. A iniciativa também fomenta a economia local, já que os créditos no programa são trocados no comércio do bairro.

É possível entregar itens como latas de alumínio, vidro, papelão, garrafa PET, sucatas de ferro e embalagens. Cada produto vale tem uma pontuação específica. Os pontos são cumulativos.

A iniciativa tem a parceria da Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (SECIS), além de apoio da Viva Schin.

Confira a pontuação de cada item por quilo coletado:

Lata de alumínio (cerveja, refrigerante) – 312

Papel e papelão (caixa de alimentos, caixa de remédios, jornais, papel ofício, revistas…) – 37

PET (garrafas de refrigerante, água, óleo, detergentes…) – 83

Plástico duro (embalagens de produtos de limpeza, tubo de cola, talheres plásticos, canetas, brinquedos…) – 99

Plástico mole (plástico bolha, sacolas de supermercado, pratos e copos…) – 88

Sucata de ferro (latas de conserva, leite condensado, peças de ferro, pregos) – 24

Embalagem longa vida (caixa de leite, sucos, chás, molho de tomate) – 24

Vidro (garrafas, potes de conservas, copos) – 10

Óleo de cozinha (óleo de soja, dendê e outros óleos usados) – 80

Eletrodomésticos completos (geladeira, fogão, CPU, outros) – 75

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *