Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Salvador inicia a vacinação contra a dengue nesta sexta-feira (16) em 30 postos de saúde, a partir das 08h. Essa primeira fase na capital baiana contemplará com o esquema primário os pré-adolescentes entre 10 e 11 anos; com o recebimento de novos lotes o público será ampliado gradativamente. Nessa faixa etária, a cidade conta 87.307 pessoas. Em dezembro do ano passado, o Brasil incorporou a vacina no SUS, tornando-se o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebeu na manhã desta quinta-feira (15), o primeiro lote da vacina contra a dengue, com 56.493 doses e deu o pontapé inicial da vacinação na sede da OAF – Organização de Auxílio Fraterno, que fica na Rua do Queimado, na Liberdade.

“Salvador está na contramão do Brasil que entrou em alerta para o aumento de casos de dengue, graças a uma série de ações para o enfrentamento das arboviroses que promovemos ao longo dos últimos meses na nossa cidade. Intensificamos as atividades de monitoramento e prevenção, bem como reforçamos a conscientização sobre prevenção junto à população. A inclusão da vacina da dengue é mais ferramenta de extrema importância no SUS para se evitar casos graves da doença, principalmente óbitos. Com o avanço da imunização, esperamos que a dengue seja classificada como mais uma doença imunoprevenível, mas o enfrentamento contra o mosquito Aedes deverá continuar sendo prioridade de cada cidadão”, explica a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos.

Para receber a dose, deve ser apresentado documento de identificação com foto, cartão SUS de Salvador e caderneta de vacinação. Vale destacar que a aplicação será feita somente na presença dos pais ou responsável legal, garantindo um acompanhamento adequado e a segurança das crianças e adolescentes. Para vacinação nas escolas, as crianças deverão portar documento de autorização dos pais e ou responsáveis.

DADOS:

Salvador contabiliza 158 casos confirmados de dengue na 6ª semana epidemiológica, entre 31 de dezembro e 10 de fevereiro. O número representa redução de 65% das notificações quando comparado com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 453 casos.

*UNIDADES DE REFERÊNCIA POR DISTRITO SANITÁRIO: ANEXO*
DISTRITO UNIDADE DE REFERÊNCIA
ITAPUÃ USF José Mariane
ITAPUÃ USF Aristides Maltez
SUBURBIO FERROVIÁRIO UBS Sergio Arouca
SUBURBIO FERROVIÁRIO USF Beira Mangue

SUBURBIO FERROVIÁRIO USF Colinas de Periperi
SUBURBIO FERROVIÁRIO USF Ilha de Maré
SUBURBIO FERROVIÁRIO USF Paramana
SUBURBIO FERROVIÁRIO USF Bom Jesus
CABULA-BEIRU UBS Pernambues
CABULA-BEIRU USF Estrada das Barreiras
CABULA-BEIRU UBS Rodrigo Argolo
BARRA/RIO VERMELHO Clementino Fraga
BARRA/RIO VERMELHO Multicentro Amaralina
LIBERDADE UBS Maria Conceição
LIBERDADE Santiago Imbassai
SÃO CAETANO-VALÉRIA UBS Frei Benjamin
SÃO CAETANO-VALÉRIA UBS Perícles Laranjeira
SÃO CAETANO-VALÉRIA USF Boa Vista de São Caetano
BOCA DO RIO USF Imbuí
PAU DA LIMA USF JOÃO ROMA
PAU DA LIMA USF GAL COSTA
PAU DA LIMA USF SÃO MARCOS I
BROTAS UBS Mario Andrea
USF Santa Luzia
CAJAZEIRAS USF Cajazeiras V
USF Cajazeiras X
USF Cajazeiras XI
ITAPAJIPE UBS Ministro Alckimin
USF Joanes Leste
CENTRO HISTÓRICO Ramiro de Azevedo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *