Foto : Divulgação
Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Um dos acontecimentos mais importante do Carnaval, sem sombra de dúvidas é a escolha do Rei Momo que é a figura responsável por levar alegria e comandar a folia da cidade durante os dias da folia.

Para consegui a aprovação dos jurados os candidatos sempre tiveram que seguir nos mínimos detalhes todas as regras do concurso, o que não aconteceu no último sábado (8),no Clube Fantoches, no Centro de Salvador.

Segundo informações espalhadas em toda a rede social, através de registros de fotos e vídeos, o Rei Momo escolhido para comandar a folia, Dilson Chagas, de 41 anos e 142 quilos, desrespeitou todas as regras: Fantasia, Desenvoltura, Apresentação, Torcida e Discurso.

Foto: Reprodução Rede Social
Concurso em Salvador em 2018

A fantasia utilizada por ele já foi usada no ano de 2017 (no concurso da cidade de Feira de Santana), em 2018 ( Concurso de Salvador) e novamente em 2020 (em Salvador), o que configura uma injustiça com os outros cinco candidatos que lutaram para confeccionar a sua fantasia.

Foto : Divulgação
Foto: Rede Social

Além disso, o mesmo utilizou um tênis, ao contrários dos outros que utilizaram o tradicional sapato.

Ainda segundo informações o mesmo não levou torcida organizada, foi o único que leu o discurso, utilizando um papel amassado, o que vai de contra a apresentação da desenvoltura, ou seja falar a vontade com o público e ainda ficou nervoso. Como se não bastasse tudo isso, o mesmo foi o único que não utilizou uma música preparada para sua apresentação, ou seja, utilizou a banda do concurso, ao contrário, dos outros candidatos.

Para conquistar os jurados o mesmo falou que já tinha disputado nove vezes e que essa era sua 10ª participação no concurso.

Levando em conta todas essas informações importantes a organização do evento precisa se pronunciar urgentemente sobre o assunto e tomar uma atitude sobre o resultado. Pois a credibilidade do concurso se encontra em questionamento.

O Rei Momo de 2019, Renildo Barbosa, utilizou a rede social para manifestar, a sua opinião sobre o assunto. vejamos:

“Carta aberta do Rei Momo Renildo Barbosa

Diante da repercussão da minha torcida, dos (as) amigos (as) e apoiadores da escolha do Rei Momo 2020, sinto-me na obrigação de dar algumas informações.

Dos critérios do regulamento que assinamos para o resultado final temos muitas dúvidas se foram observados por todos integrantes Júri:
– Desenvoltura; Apresentação; Discurso; Torcida; Fantasia;

Este ano tivemos 6 candidatos, número reduzido em relação ao ano anterior com 16 postulantes.

Todos os candidatos investiram em fantasias e mobilização. Buscaram alimentos para troca de ingressos e participação de amigos (as). Com exceção do candidato escolhido. Usou uma roupa que usa há mais de 5 anos e tênis. Leu um discurso enviesado, tremendo e chorando. Repetiu várias vezes que era candidato há 9 concursos e esta seria a décima tentativa. Não entregou música no prazo até quinta passada e usou a banda para tocar na apresentação. Ou seja: não levou torcida, não teve fantasia, não levou música e leu um texto como discurso.

Todos os outros 5 candidatos cumpriram todas as tarefas. Será um convite a não cumprir o regulamento?

O resultado final pode ter sido a vontade do júri, não sei analisando o que. Quais critérios ? Só sei que não foram os critérios do regulamento. Chorar e enumerar anos que participou e não foi escolhido não pode ser a motivação dos jurados para dar o título de Rei Momo.

Seria muito interessante divulgar as notas dadas a todos. O acréscimo da nota dos alimentos nas notas. Provar que o candidato escolhido não foi beneficiado por nenhuma força externa, por nenhuma mobilização política partidária.

Respeito e estimo a organização do concurso, que não participou do Júri, porém ao lado dos jurados haviam pessoas incentivando a escolha de um candidato que não cumpriu os critérios.

As torcidas ontem se uniram, principalmente as de Neto, Alan e a minha para perguntar por que foi assim. Respondi que não sabíamos e que sairíamos dali tão Reis como entramos. Que estávamos orgulhosos da presença deles.

Mas, ainda estamos em busca do critérios do regulamento objetivamente aplicados na análise, pois não encontrei até agora.

Conclamamos a toda comunidade que defende um Carnaval popular e democrático para protestar frente à esta triste manipulação de critérios.

Abaixo fotos e vídeos que ilustram a reflexão.

O Carnaval dos Carnavais não pode começar assim!

Renildo Barbosa
Rei Momo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *