Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

21 dias, 60 horas de capacitações, 180 horas de mentorias, 14 facilitadores, 15 mentores e 82 pessoas com vontade de mudar a realidade de Salvador. Os números são generosos, mas não são maiores do que o leque de possibilidades que o Baanko Challenge Salvador 2017 irá abrir para o ecossistema local de empreendedorismo e inovação. A final do programa de pré-aceleração de impacto social, que é o maior da América Latina, aconteceu na tarde deste sábado (07), no Hotel Fiesta durante o SEBRAE STARTUP DAY.

Esta é a segunda vez que o Grupo Rede Mais (Rede+) traz o Baanko Challenge para a capital baiana. Neste ano, 16 projetos embasados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidades foram selecionados e vêm evoluindo desde o dia 16 de setembro, quando foi dada a largada nesta intensa jornada.

Os participantes provaram para mais de 220 pessoas que não brincam quando se trata de ajudar o próximo e de se tornar um empreendedor de muito sucesso. Embora todos tenham feito um progresso significativo, Mosquito Zero (6º ODS – Água e Saneamento); Zênite (14º ODS: Oceano, Mares e Recursos Marinhos); e Aventura Ambiental (13º ODS – Combater as Alterações Climáticas) garantiram, respectivamente, as três primeiros colocações ao impressionaram os jurados André Fraga, secretário da Cidade Sustentável e Inovação de Salvador; José Soares, gestor de Projetos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); e o empresário com experiência em energias renováveis e indústria Rafael Barbosa, membro da Rede+ e associado da Anjos do Brasil.

Mosquito Zero traz tecnologia, inteligência e precisão no monitoramento e tratamento com larvicidas em criadouros do aedes aegypti, inacessíveis por via terrestre, através de drones. Ele já atua em bairros de Salvador, como o Itaigara, e conseguiu resultados relevantes na guerra contra o mosquito. O projeto Zênite visa amenizar os impactos do processo de desertificação que vem se agravando no Nordeste, gerando receita – para a manutenção do projeto e o financiamento de soluções com a tecnologia CSP (concentrated solar power). Já o negócio Aventura Ambiental dissemina a educação ambiental de forma lúdica e sutil, através de jogo de tabuleiro desenvolvido a partir do cenário e cultura de Salvador.

Vale lembrar que todos os projetos foram premiados. Agora, com o suporte da Rede+ e dos prêmios conquistados, todos voltados para o desenvolvimento empreendedor, o destino desses projetos é alçar longos voos. Todas as iniciativas evoluíram muito e também fizeram conexões, o que amplia as chances de transformar os projetos em verdadeiros negócios de impacto social.

Presente em Salvador e em Aracaju, provém uma série de ofertas ao empreendedor, através de serviços de coworking, escritório virtual, aluguel de salas, capacitações e eventos, aceleração de startups, consultorias em inovação, dentre outras ações que contribuem para negócios inovarem e crescerem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *