Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

As ações da campanha nacional de combate ao tráfico de pessoas, ‘Coração Azul’, serão integradas amanhã (25), à ‘Marcha das Mulheres Negras’, que acontece às 14h, no centro de Salvador. O ato, promovido pela Rede Estadual de Mulheres Negras, marca a luta contra o racismo e a violência, e pelo bem viver, como parte da programação pelo Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho. A caminhada vai da Piedade ao Pelourinho, com apresentações artísticas e culturais que pautam uma ampla agenda de reivindicações e temas relevantes para o segmento.

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), em parceria com diversas instituições, se une à ação com faixas, cartazes e panfletos do ‘Coração Azul’, alertando para a temática da campanha. “Considerando que as mulheres negras aparecem entre as principais vítimas do tráfico de pessoas, a SJDH, responsável pela temática na esfera de governo, está levando a campanha ‘Coração Azul’ para a Marcha”, informou a superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos da SJDH, Trícia Calmon. Ela explicou que o objetivo é fortalecer a ação da Rede de Mulheres Negras, despertando a atenção e sensibilizando a população acerca dessa prática ilícita, que acarreta uma série de violações de direitos de mulheres negras, principalmente no que se refere ao trabalho doméstico.

“Precisamos sensibilizar a população contra o tráfico de pessoas que vitimiza, principalmente, mulheres negras em situação de vulnerabilidade. O nosso trabalho é a prevenção e a conscientização. Por isso, nos aliamos à ação da Rede com esse intuito de fortalecer o debate e o combate ao tráfico de pessoas”, afirmou Trícia.

Na sexta-feira, 28, a SJDH leva a campanha para o ato ‘Memórias, representatividade e empoderamento’, também alusivo ao Julho das Pretas. A programação, das 8h às 13h, inclui recital de poesia, palestra sobre a PEC das domésticas, lançamento do projeto Periferia do Futuro (com desfile de moda afro), homenagem a mulheres de luta e apresentação musical. As atividades acontecerão no Cine-Teatro de Lauro de Freitas, que fica na praça João Tiago dos Santos, no centro da cidade.

Além da participação na caminhada, outras atividades serão realizadas até sexta-feira (28), em alusão ao 30 de Julho. As ações se concentram na Feira de São Joaquim, no Terminal Marítimo de Salvador, além da exibição do filme ‘Pureza’, seguido de diálogo com estudantes do Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão, em Lauro de Freitas.

Com o tema “Liberdade não se compra. Dignidade não se vende”, a campanha Coração Azul é realizada em todo o país, em alusão ao 30 de Julho – Dia Internacional de Luta pelo Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, instituído pela Assembleia Geral da ONU, através da Lei nº 13.344/2016. O objetivo é conscientizar a população sobre os danos dessa prática ilícita, que acarreta uma série de violações de direitos como exploração sexual, trabalho escravo, tráfico de órgãos e trabalho infantil.

Parcerias – As ações da campanha Coração Azul 2023 contam com a parceria das secretarias estaduais de Educação (SEC); Promoção da Igualdade Racial (Sepromi); de Políticas para as Mulheres (SPM); de Saúde (Sesab) e Seades; além do MPT; Defensoria Pública da União (DPU); Ministério Público Estadual (MPE); Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese); as ONGS ‘Força Menina’ e ‘Rede Grito pela Vida’; Aeroporto Internacional de Salvador; Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de Lauro de Freitas; a Rede de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas; do Centro Aplicado de Direitos Humanos; e o Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD LGBT-BA), equipamento da SJDH.

SERVIÇO
O que: Participação da campanha ‘Coração Azul’ na ‘Marcha das Mulheres Negras’
Data: 25 de julho
Horário: 14h
Local: Piedade ao Pelourinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *