Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

O sonho da pequena Júlia Vitória, de 6 anos, é ser bailarina. “Já sei rodopiar, escalar e ensaio os passos em casa”, garante. Acompanhada da mãe comerciante na Feira de São Joaquim, a criança dividiu as expectativas em relação ao futuro com a equipe de abordagem social da Secretaria de Promoção Social de Combate à Pobreza (Sempre), durante mais uma ação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, nesta quarta-feira (18).
O grupo da Sempre abordou feirantes e consumidores para alertar sobre a importância de saber respeitar o lugar da criança. Foram distribuídos panfletos com informações e foi feito um movimento de conscientização dos feirantes para que acionem o serviço sempre que necessário.
As crianças que estão acompanhando os seus pais vendedores, mesmo não estando em situação de trabalho infantil, também ganharam atenção da equipe de abordagem. Elas são cadastradas e encaminhadas para projetos parceiros.
“O caso de Júlia Vitória foi exatamente assim. Ela estava na feira porque a pessoa que cuida dela não estava disponível. A criança só estava acompanhando e encaminhamos ela para o CRAS (Centro de Referência e Assistência Social). Só encaminhamos para o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) quando o trabalho infantil é constatado”, explicou a psicóloga Flávia Nunes, da equipe de abordagem da Sempre.
Além da psicóloga, a equipe de abordagem é formada por assistentes sociais e educadores sociais. “É uma tarefa contínua. Todas as semanas percorremos a cidade para fazer esse trabalho, que às vezes é muito difícil e delicado”, relatou.
O feirante Manuel Conceição, de 67 anos, foi pego de surpresa, mas elogiou a ação. “Lugar de criança é na escola, né? Sempre vejo por aqui. A maioria acompanhando os pais que vendem, mas já vi muitas serem colocadas pra ajudar no trabalho. Não sabia dessa iniciativa da secretaria e acho importante porque conscientiza a todos que a criança pode aproveitar o tempo de uma forma mais proveitosa do que na feira”, afirmou.
A secretária da Sempre, Ana Paula Matos, é de fundamental importância a promoção ações de sensibilização para a divulgação do trabalho realizado, direitos e necessidades de inclusão social. “O nosso trabalho de abordagem é realizado de forma continuada e programada com a finalidade de assegurar trabalho social e busca ativa que identifique a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras. Além da conscientização, buscamos a resolução de necessidades imediatas para promover a inserção na rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas na perspectiva da garantia dos direitos”, declarou.
No próximo sábado (21), a abordagem social da Sempre continuará realizando ações para coibir o trabalho infantil. A equipe passará por Ribeira, Mares e Bonfim para conscientizar e informar a população da Cidade Baixa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *