Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Preocupado com as condições de higiene nos sanitários públicos de Salvador e com a economia de água, o vereador Maurício Trindade (DEM) propõe, por meio do Projeto de Lei nº 432/17, a instalação de mecanismo de acionamento sem o contato manual em torneiras e pias e de válvula de descarga a vácuo nos vasos sanitários.
Conforme Maurício Trindade, que é médico, as válvulas e os botões manuais são pontos de transmissão de doenças. “As pessoas contaminadas nestes ambientes acabam gerando custos à saúde pública, repercutindo também na saúde privada”, avalia.
De acordo com o vereador, o uso do equipamento sem contato manual evitará a transmissão de bactérias entre os usuários. “Quebrando a cadeia de transmissão dos microrganismos estaremos reduzindo os custos dos tratamentos”, afirma.
Ele acrescenta que, por tabela, por causa dos novos equipamentos, haverá uma redução considerável no consumo de água, sobretudo no sistema de descarga a vácuo.
O vereador chama a atenção para o racionamento de água. “Caso sejam mantidas as condições atuais de disponibilidade e gestão de água, é previsto que, até 2025, cerca de 3 bilhões de pessoas no planeta estejam sujeitas ao desabastecimento total do recurso hídrico, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU)”, informa Maurício Trindade.
Os sanitários públicos previstos no projeto de lei estão instalados em aeroportos, shoppings, rodoviárias, estações de trem e metrô, clubes recreativos, lojas de departamento, restaurantes, casas de show, condomínios residenciais e comerciais, academias, teatros e afins.
O projeto de lei prevê multa no valor de R$ 1.000 para quem descumprir a legislação.

Fonte: CMS