Casa de Jorge Amado e Zélia Gattai terá elevador até final de outubro
Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email
Casa de Jorge Amado e Zélia Gattai terá elevador até final de outubro
Casa de Jorge Amado e Zélia Gattai terá elevador até final de outubro

Até o final de outubro, quem visitar a Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai terá mais uma novidade: um elevador está sendo instalado para completar a acessibilidade no espaço. Dentro da casa, todas as ferramentas de acessibilidade, a exemplo das rampas entre os vários espaços do memorial e dos banheiros adaptados, já estão asseguradas para permitir que visitantes tenham todo o conforto necessário durante a contemplação e vivência da casa onde viveu o casal.

 
Desde que foi aberta ao público como um museu após uma ampla reforma promovida pela Prefeitura em parceria com instituições privadas, a casa recebeu cerca de 12 mil pessoas do Brasil, como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco, e de fora do país, a exemplo de italianos, norte americanos, franceses e alemães. Muitos, ao chegarem, procuram imediatamente o banco do jardim onde estão as cinzas do casal, e depois desbravam o interior da casa.
 
Com um perfil interativo, o memorial apresenta uma série de projeções e vídeos transmitidos em seus diversos ambientes, seja de trechos de obras ou depoimentos de quem conviveu com o casal. Foram preservados diversos elementos usados pelos escritores durante a vivência no imóvel. No local, os escritores receberam visitas ilustres, como Glauber Rocha, Pablo Neruda, Tom Jobim, Dorival Caymmi, Roman Polanski, Jack Nicholson, Sartre e Simone de Beauvoir, só para citar alguns.
 
Comprada em 1960 com dinheiro da venda dos direitos do livro “Gabriela, Cravo e Canela”, de Jorge Amado, para a MGM, a casa mais tarde se transformou no título do livro de Zélia Gattai, publicado em 2002, contando a história vivida pelo casal no imóvel. A casa está aberta ao público de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. O ingresso custa R$ 20,00, com meia entrada para estudantes e idosos. Crianças com até seis anos não pagam ingresso.