Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Ocupa LajesEspaço cultural localizado em São João do Cabrito, no Subúrbio Ferroviário de Salvador (SFS), o Acervo da Laje realiza, entre fevereiro e junho de 2016, atividades de formação e circulação das Artes Visuais na periferia da capital baiana. O projeto #OcupaLajes reúne oito oficinas, quatro intervenções visuais e uma exposição itinerante, distribuídas entre o próprio Acervo e outras seis lajes, novos espaços identificados como potenciais abrigos para a arte, selecionados via chamada pública. Todas as atividades serão gratuitas e a programação pode ser acompanhada na página https://www.facebook.com/ocupalajes.

A primeira ação está agendada para o dia 13 de fevereiro, quando será realizada uma visita guiada ao Acervo da Laje e palestra sobre Introdução à História da Arte, mediada por José Eduardo Ferreira Santos, Mestre em Psicologia e Doutor em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de proprietário do espaço que realiza o projeto. Será a abertura para as oficinas de Grafite e Máscaras, que iniciam no dia 14 de fevereiro, mediadas pelos artistas do Subúrbio Gutemberg Solis e Zaca Oliveira. Visita e palestra são abertas ao público, enquanto oficinas necessitam de inscrição prévia, com limite de 15 vagas cada. As oficinas seguem sempre esse ritmo: abertura de duas por mês, até maio, com vagas limitadas.

As Intervenções Visuais finalizarão os ciclos mensais das oficinas e serão realizadas em lajes diferentes do SFS, contando com peças produzidas pelos alunos e obras do Acervo da Laje. Já a exposição reunirá em junho um panorama do que foi criado ao longo do projeto, circulando por três lajes de diferentes bairros, migrando do Subúrbio Ferroviário para outras regiões da periferia soteropolitana.

O projeto

Contemplado pelo Edital Arte em Toda Parte – Ano III, da Prefeitura Municipal de Salvador, o #OcupaLajes nasceu da busca pela valorização dos artistas visuais do Subúrbio Ferroviário e pela disseminação de atividades formativas e de fruição artística para jovens da região. As atividades destinam-se preferencialmente a crianças, adolescentes e jovens em idade escolar, pertencentes às Classes D e E, público constantemente excluído das políticas públicas de cultura.

A laje é destacada em todo o processo por ser entendida como espaço representativo da periferia, tido como lócus experimental de abertura e socialização dos seus moradores, familiares e vizinhos. Tal perspectiva tem como precursora a experiência do Acervo da Laje como espaço expositivo da 3ª Bienal da Bahia e 31ª Bienal de São Paulo, em 2014, fato que mostrou que no subúrbio as lajes podem ser espaços de difusão das Artes Visuais, por aproximar-se de populações historicamente afastadas do circuito artístico tradicional.

O Acervo

Espaço de memória artística, cultural e de pesquisa sobre o Subúrbio Ferroviário de Salvador, o Acervo da Laje é composto por biblioteca, coleção de discos, fotografias, manuscritos, tijolos, azulejos e porcelanas antigas, artefatos históricos, quadros e esculturas, entre outras peças. Localizado na Rua Nova Esperança, 34E, no bairro de São João do Cabrito, o Acervo está aberto para visitação gratuita de segunda a sexta-feira, de 14h às 18h. Agendamentos para grupos podem ser feitos através dos telefones (71) 3401-1244, 9 9929-8934 e 9 9382-8185.

 

Agenda de eventos do #OcupaLajes (todas as atividades ocorrem entre 14h e 18h)

13 de fevereiro – Visita guiada ao Acervo da Laje e palestra sobre Introdução à História da Arte, mediada por José Eduardo Ferreira

14, 20, 21 e 27 de fevereiro – Oficinas de Grafite (Gutemberg Solis) e Máscaras (Zaca Oliveira)

28 de fevereiro – 1ª Intervenção Visual (Local: Acervo da Laje)

5 de março – Visita guiada ao Acervo da Laje e palestra sobre Introdução à História da Arte, mediada por José Eduardo Ferreira

12, 13, 19, 20 e 26 de março – Oficina de Mosaico (Zaca Oliveira) e Pintura em Tela (Natureza França)

27 de março – 2ª Intervenção Visual (Local: laje a definir)

2 de abril – Visita guiada ao Acervo da Laje e palestra sobre Introdução à História da Arte, mediada por José Eduardo Ferreira

9, 10, 16, 17 e 23 de abril – Oficinas de Arte em Metais (Ray Bahia) e Arte em Madeira (Índio)

24 de abril – 3ª Intervenção Visual (Local: laje a definir)

7 de maio – Visita guiada ao Acervo da Laje e palestra sobre Introdução à História da Arte, mediada por José Eduardo Ferreira

14 e 15 de maio – Oficina de Potinhoterapia (Ivana Magalhães)

21, 22 e 28 de maio – Oficina de Pinhole (Camila Souza)

29 de maio – 4ª Intervenção Visual (Local: laje a definir)

4 a 21 de junho – Exposição Itinerante (Locais: três lajes a serem definidas)