Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Muita gente fica preocupada quando surge a tosse, espirro ou dores pelo corpo. Isso seria, afinal, gripe, resfriado ou dengue? Esses alertas indicam que algo não está bem em seu organismo e precisa ser tratado para não piorar.

Mas nem sempre os sintomas são visíveis. Os problemas mais preocupante são aqueles causados pelas chamadas doenças silenciosas, que podem ficar escondidas por anos e surgir de repente, podendo até levar à morte.

A plataforma pioneira em agendamento online de consultas médicas, Consulta do Bem, listou as 10 principais doenças silenciosas difíceis de identificar para que você fique atento a elas. Confira:

1. Depressão
A depressão começa como um cansaço extremo e total falta de ânimo, desencadeando uma tristeza profunda, sedentarismo e abuso de álcool e alimentos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), de cada 100 casos, 15 deles terminam com pacientes colocando fim a própria vida. Isso ocorre por que somente 30% deles conseguem um diagnóstico precoce e são tratados de forma adequada.

2. Hepatite C

Já a hepatite C é considerada a doença silenciosa mais sorrateira. Ela pode ficar incubada por mais de 20 anos, sem ser percebida. Seus sintomas são de difícil diagnóstico e, por isso, deve-se tomar bastante cuidado, pois ela vagarosamente compromete o fígado e pode levar ao comprometimento da função hepática, à cirrose (mesmo que seu portador sequer consuma bebidas alcoólicas) e ao desenvolvimento de câncer.

3. HIV/AIDS

Ainda mais devastadora do que a hepatite C, e também transmitida pelo sangue contaminado, a AIDS pode demorar anos para se manifestar.

Carregada de preconceito por suas formas de contágio através de relações sexuais sem proteção e pelo uso de drogas injetáveis, muitos casos dessa doença silenciosa também ocorrem através de transfusões sanguíneas.

4. Diabetes Tipo 2

Boca seca, muita sede e idas frequentes ao banheiro. Quem imaginaria que isso seja provocado por uma deficiência do pâncreas em produzir a quantidade necessária de insulina para o organismo metabolizar glicose?

Esses são os sintomas iniciais da Diabetes Tipo 2, um distúrbio orgânico, que geralmente só é descoberto após anos, quando surgem problemas mais graves.

5. Hipertensão

Esta é outra doença silenciosa que pode ser fatal. Afinal, dores de cabeça, tonturas e fraquezas podem ser provocados por diversos fatores. Mas quando é causada pela pressão arterial elevada, esses alertas podem ser o início de doenças cardíacas mais sérias, como o enfarto, ou AVCs.

6. Hipercolesterolemia

Pessoas sedentárias, acima do peso e com uma vida desregrada são mais propensas a desenvolver colesterol alto. Esse problema surge devagar, devido ao depósito de pequenas partículas de gordura nas paredes de veias e artérias, que acabam entupidas, comprometendo o bom funcionamento do organismo, sobretudo, do coração.

7. Ovário Policístico

Esta doença silenciosa acomete muitas mulheres e é um dos principais causadores da infertilidade feminina. Ela é provocada pelo desequilíbrio hormonal, que causa falta de ovulação, favorecendo o surgimento de pequenos cistos na superfície dos ovários.

Irregularidade menstrual, ganho de peso e pelos no rosto são os principais sintomas desse distúrbio, que pode ser tratado com medicamentos.

8. Endometriose

Mais complexa, a endometriose ocorre quando as células do revestimento do útero, o endométrio, saem da cavidade uterina e se alojam em outros locais, como nas trompas, intestino, ovários e bexiga. Esse distúrbio provoca cólicas menstruais, dores pélvicas e problemas para engravidar, mas nem toda mulher sente os sinais de alerta, tornando o diagnóstico ainda mais difícil.

9. Osteoporose

O enfraquecimento dos ossos, sobretudo nas mulheres, começa, geralmente, a partir dos 30 anos. Como a osteoporose é uma doença silenciosa, aos poucos, ela causa a perda da densidade óssea e só acaba descoberta quando ocorrem quedas e fraturas provocadas por ela.

10. Hipo e Hipertireoidismo

Duas doenças silenciosas que representam problemas na tireoide, como hipo e hipertireoidismo, atingem 15% da população brasileira. Mais comum, principalmente em mulheres, os problemas provocados pela baixa produção de hormônios na tireoide – hipotireoidismo – causam a desaceleração do metabolismo, aumento de peso, dores musculares, distúrbios digestivos, alterações cardíacas e de humor, sendo, geralmente, associados a outros tipos de doenças.

Por outro lado, a produção excessiva de hormônios – hipertireoidismo – causa sintomas opostos, como nervosismo, sudorese, aceleração dos batimentos cardíacos e perda acentuada de peso.

Fonte: Mundo Positivo