
o relator do novo PDDU (PL 396/2015), Leo Prates (DEM), afirma que em seu relatório foi inclusa a Emenda 111; que criou a primeira Área de Proteção Ambiental (APA) Municipal de Salvador. Antes, todas as APAS eram estabelecidas pelas esferas de governos Federal e Estadual.
“Está localizada no Limite Sul da APA Joanes-Ipitanga; por isso a importância. Pois com essa APA segue a preservação em Salvador na continuidade deste limite. A APA Municipal Abriga remanescente do Bioma Mata Atlântica; matas ciliares; pequenos riachos; pântanos e afluentes; presentes em grotões e vales na nova APA”, afirma Prates. Chama-se, segundo o parlamentar, “APA Municipal da Pedra de Xangô”. Trata-se (A Pedra de Xangô) de um local dentro da referida APA com um forte simbolismo religioso para o Candomblé.
A APA está localizada em bairros como Cajazeiras X, Fazenda Grande, Boca da Mata e a Estrada velha do Aeroporto.
“È importante hoje, no Dia Mundial do Meio-Ambiente; ressaltar a importância da criação desta APA para a preservação ambiental em Salvador”, frisou Prates.
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todo dia 5 de junho de cada ano. Esta data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou do tema Ambiente. Foi durante esta conferência que foi aprovada também o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.