Caminhos para o protagonismo da comunidade nas ações da Defesa Civil de Salvador (Codesal) receberam destaque no encontro de preparação para o simulado de evacuação que acontece neste sábado (4), na Baixa de Santa Rita no bairro de Pau da Lima. O exercício prepara os moradores de determinadas regiões para os casos que são avaliados como alerta máximo contra desastres e impõem desocupação imediata da área.
“Estamos mostrando como as ações contam com a mobilização comunitária para se tornarem mais eficientes”, disse o engenheiro civil Marcos Blanco que explicou detalhes do Plano de Proteção e Defesa Civil(PPDC). Blanco é da equipe do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que presta assessoria para a Codesal.
A ação foi elogiada pelo diretor administrativo da Associação de Moradores de Pau da Lima, Gilberto Fonseca. . “Estamos aprendendo muito e com certeza vamos conseguir avanços nas ações de melhoria do nosso bairro”, completou.
O encontro contou também com a participação da assistente social Alexsandra Almeida, que integra a equipe da Secretaria Municipal de Ação Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps). Durante sua palestra, ela detalhou as atividades realizadas pela Semps, principalmente as executadas em parceria com a Codesal.


