
A ação é uma iniciativa da Semop, e a entrega do material contempla os comerciantes que participaram do curso de capacitação promovido pela secretaria em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que aconteceu em novembro de 2015. Para maior comodidade dos comerciantes, a entrega do material foi feita de forma gradativa, de acordo com o ramo de atuação de cada ambulante cadastrado. “Dentro de uma ação de ordenamento no Centro Histórico de Salvador, nós iniciamos pelo Pelourinho a padronização dos ambulantes, com um trabalho de capacitação e agora estamos padronizando alguns equipamentos”, explica a secretaria da Semop, Rosemma Maluf.
Mais segurança – Um dos beneficiados com a entrega do colete e do cooler foi Manoel Vieira, que já trabalha há 15 anos no Centro Histórico vendendo bebidas. “Achei tudo muito bom e bonito. Foi uma grande oportunidade para nós, ambulantes, porque a padronização dá mais segurança para a gente e também para o cliente”, celebra o trabalhador.
Para a artesã Neusa Brito, que há 15 anos vinha trabalhando na informalidade e há apenas um ano solicitou do seu licenciamento, a padronização é uma forma de atrair os clientes. “Eu achei muito boa essa iniciativa porque os nossos produtos ficarão mais organizados. Sendo cadastrados, o nosso trabalho é valorizado na visão do público, e principalmente do turista”, ressalta a ambulante, que em 2015 já havia recebido uma barraca desmontável. Agora, a vendedora garantiu o seu crachá e colete.