A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) realizou, na última sexta-feira (31), ação de sensibilização sobre Combate ao Abuso Sexual para crianças e adolescentes do bairro do Ceasa e comunidades vizinhas, com o objetivo de prevenir episódios de violência. A atividade aconteceu no Colégio Estadual Nova Esperança, e contou com a participação de cerca de 100 alunos, com faixa etária entre 12 e 17 anos.
Durante o evento, assuntos como importância da prevenção ao abuso sexual, os caminhos da denúncia e orientações de saúde foram apresentados por técnicos dos órgãos que compõem a rede de sociaoassistencial, como o Centro de Referência da Assistencial Social – CRAS, Centro de Referência Especializado da Assistencial Social – CREAS, Unidade de Saúde e Conselho Tutelar.
Daiana dos Santos, aluna do 3º ano, observou atentamente as atividades e declarou que gostaria que ações como essas fossem realizadas mais vezes, “Amei, me emocionei muito. Aprendi e hoje me sinto mais segura para agir caso uma situação como esta aconteça”.
Aline Bárbara, coordenadora no CRAS Nova Esperança, ressaltou que “atividades como estas evidenciam o nosso trabalho, pois com a participação do CREAS, Conselho Tutelar, Posto de Saúde e Escola conseguimos realizar ações articuladas e de prevenção no território”.
O grupo de teatro Refazendo Sonhos, formado por jovens assistidos pelo Instituto Aliança, realizaram apresentações que abordaram, de forma lúdica, as formas de abuso, e como crianças, adolescentes, família e comunidade podem prevenir, combater e denunciar as situações de violências sexual.
Os serviços ofertados pelos CREAS também foram apresentados durante a atividade. A coordenadora da unidade de Boca da Mata salientou que “os Centros têm um papel importante, pois realizam o acompanhamento de crianças e adolescentes, vítimas de violência, e de suas famílias, realizando o acompanhamento psicossocial e os encaminhamentos necessários.
Esta atividade realizada pela Sempre, através do CRAS Nova Esperança, e contou com as parcerias do CREAS Boca da Mata, Unidade de Saúde de Nova Esperança, Conselho Tutelar XVI, Colégio Estadual de Nova Esperança e do Instituto Aliança.