Renato Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Geraldo Alckmin, está em seu terceiro dia de conversas com setores impactados pelo tarifaço dos Estados Unidos.
Nesta quinta-feira (17), Alckmin se encontra com representantes do comércio exterior, indústria, energia, tecnologia e alimentos. O objetivo do governo é reverter a tarifa americana de 50% sobre os produtos importados do Brasil, que entra em vigor em 1° de agosto.
Durante a manhã, o vice-presidente se reuniu com executivos de diversas empresas, como Embraer, WEG, Stefanini, JBS e Suzano, além do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Semicondutores. Os Estados Unidos são um dos principais mercados para os fabricantes de “chips” brasileiros, que planejam investir R$ 25 bilhões com foco nas exportações.
No período da tarde, Alckmin tem reuniões agendadas com os presidentes da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.
Desde terça-feira (15), o vice-presidente já se reuniu com os presidentes da Câmara e do Senado, além de representantes do agronegócio, da indústria e da Câmara Americana de Comércio para o Brasil. Nessa quarta-feira (16), Alckmin afirmou que o governo busca negociar e espera encontrar uma solução nos próximos dias.
Ele destacou que os setores privados brasileiro e americano estão trabalhando em conjunto nas negociações diplomáticas e comerciais para chegar a um entendimento com o governo de Donald Trump.