Foto: Ascom/Secis
Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

As secretarias de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) traçaram, na quinta-feira (4), o planejamento das medidas de sustentabilidade para o projeto Novo Mané Dendê, no subúrbio de Salvador. A iniciativa vai orientar a população como realizar os cuidados socioambientais na região do rio Mané Dendê, afluente do rio do Cobre.

Entre as iniciativas estão os planos de conservação e ampliação de valorização das nascentes do projeto; plantio de árvores; estratégias de manutenção do Parque Linear; acompanhamento e direcionamento das ações voltadas à coleta seletiva e cooperativas de materiais recicláveis. O projeto beneficia cerca de 31 mil pessoas em cinco bairros (Rio Sena, Alto da Terezinha, Plataforma, Itacaranha e Ilha Amarela).

Segundo a titular da Secis, Marcelle Moraes, as práticas em alinhamento potencializam também a primeira Etapa do Programa de Saneamento Ambiental e de Urbanização do Subúrbio Ferroviário. “Temos um longo trabalho em parceria com as comunidades com o objetivo de contribuir para a melhoria do bem-estar da região e da qualidade de vida das pessoas. Vamos recuperar todo o panorama ambiental da área, que requer uma atenção especial, já que falamos de um espaço com uma predominância de elementos naturais que influenciam na rotina daqueles moradores”, explica.

Obras – Atualmente, os serviços de macro e microdrenagem são realizados no rio e afluentes. Com isso, toda a capacidade de drenagem pluvial da Bacia do Rio Mané Dendê será recuperada, solucionando questões como inundações. Além disso, será feita a recuperação ambiental do rio, reinserindo-o na paisagem urbana, em harmonização com novas áreas de lazer e do paisagismo a serem implantados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *