Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Salvador será alvo de mais uma grande ação de requalificação asfáltica de vias, que envolverá tanto bases de tráfego, quanto ruas em situação precária e as que foram mais votadas pelos cidadãos, por meio do programa Ouvindo Nosso Bairro. O lançamento da ação a ser promovida pela Prefeitura aconteceu nesta segunda-feira (9), às 10h, no Palácio Thomé de Souza, com as presenças do prefeito ACM Neto; do secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Almir Melo; e da diretora-geral das Prefeituras-Bairro, Ana Paula Matos, dentre outras autoridades.

Com investimento na ordem de R$38 milhões com recursos 100% municipais, a iniciativa faz parte do programa Salvador 360, eixo Investe, e será realizada em cerca de 70km distribuídos em 58 ruas e avenidas, localizadas nas dez regiões administrativas da cidade. As obras estarão sob a coordenação da Seinfra, por meio da Superintendência de Obras Públicas (Sucop), e a previsão é de que sejam concluídas até fevereiro de 2018. A ação começará já a partir desta segunda-feira, na Avenida Anita Garibaldi, e englobará em seguida as avenidas D. João VI (Brotas), Mário Leal Ferreira (também conhecida como Bonocô), Vasco da Gama, Ulysses Guimarães (Sussuarana), Vale das Pedrinhas e Jorge Amado (Imbuí).

Dentre as ruas que receberão novo asfalto, estão as 20 que foram mais votadas por meio do programa Ouvindo Nosso Bairro, e que foram autorizadas na semana passada pelo prefeito ACM Neto, a exemplo da Conde de Monte Alegre, em IAPI; Aymoré Moreira, no Trobogy; Direta da Engomadeira, em Engomadeira; Plínio Garcez de Sena, em Mussurunga; e Petronília Dércia, em Valéria. Esta, inclusive, foi a campeã de votos, com quase 2,2 mil solicitações para intervenções – atualmente sem pavimentação, a rua dá acesso à Estrada do Derba e ao Hospital do Subúrbio e é importante inclusive para o escoamento de veículos pesados.

“Esta é a primeira etapa de requalificação asfáltica da cidade a ser promovida pela Prefeitura. Aguardamos apenas passar o período de chuvas para iniciar a ação de recuperação dessas vias, espalhadas em todas as regiões administrativas. Analisamos quais as bases de tráfego e ruas que estavam em situações mais críticas para fazer esse trabalho de recuperação do asfalto da cidade”, pontuou o prefeito ACM Neto.

A requalificação de vias tem sido alvo de importantes investimentos pela Prefeitura desde 2013. Em quatro anos, mais de 450 km de ruas e avenidas foram recuperadas, a exemplo das avenidas Luiz Viana Filho (Paralela), Afrânio Peixoto (Suburbana), ACM e Octávio Mangabeira, assim como as ruas Doutor Eduardo Dotto (Paripe), das Pedrinhas (Periperi), Lima e Silva (Liberdade) e Baixa do Fiscal (Cidade Baixa) e São Cristóvão (São Cristóvão).

Paralela – Além das 58 vias a serem requalificadas com investimento municipal, a Avenida Luiz Viana Filho (Paralela) também passará por nova ação de recapeamento, já que houve desgaste da malha asfáltica provocado pelo tráfego de veículos pesados envolvidos nas obras de implantação da Linha 2 do metrô. O prefeito esclareceu que a recuperação contará com recursos na ordem de R$12 milhões, parte deles fruto de contrapartida do consórcio CCR Metrô, e a intervenção será iniciada em pontos onde as obras já estiverem totalmente concluídas. “Por isso, neste caso, foi feita uma licitação específica para a realização do recapeamento”, completou ACM Neto.

Votação – Com a segunda edição realizada entre os dias 8 de agosto e 7 de setembro deste ano, o Ouvindo Nosso Bairro 2017 foi realizado de forma eletrônica e recebeu 73 mil votos dos cidadãos dos 163 bairros da capital por meio do celular, tablet e computador. Também pôde ser feita através da abordagem das equipes móveis da Diretoria das Prefeituras-Bairro, órgão coordenador do programa.

A partir de seleção prévia feita através de levantamento realizado pela Prefeitura, incluindo indicações de conselheiros e líderes comunitários em reuniões realizadas nas regiões administrativas, o cidadão pôde escolher, por ordem de prioridade, as obras mais importantes para a localidade onde mora. Do total, 159 intervenções foram anunciadas inicialmente pela Prefeitura, no último mês de setembro, e que envolvem diversas áreas, como iluminação pública, campos e praças, abrigos de pontos de ônibus e escadarias.

Considerado o maior programa de consulta popular do país para realização de obras em uma cidade, o Ouvindo Nosso Bairro teve uma primeira edição realizada em 2015, que resultou em mais de 100 mil sugestões de melhorias. Das 1 mil obras previstas para serem realizadas, a administração municipal entregou 1,3 mil ações à população, que envolveram praças, campos e quadras, finais de linha de transporte, unidades de saúde e escolas e creches, dentre outros equipamentos.

Vias a serem beneficiadas com requalificação asfáltica:

1) Avenida D. João VI – Brotas
2) Rua Frederico Costa – Brotas
3) Ladeira Cruz da Redenção – Brotas
4) Avenida Vasco da Gama – Brotas
5) Avenida Mário Leal Ferreira – Bonocô
6) Ladeira do Acupe – Acupe
7) Ladeira dos Galés – Matatu
8) Rua Leovigildo Filgueiras – Garcia
9) Rua Muniz Travasso/Alto de Coutos – Coutos
10) Rua David Ferreira – Plataforma
11) Rua Esmeralda – Plataforma
12) Rua Cabaceiras/Ilha Amarela – Rio Sena
13) Rua Rio Sena – Rio Sena
14) Rua Curió/Mirante de Periperi – Periperi
15) Rua Almeida Junior – Fazenda Coutos II
16) Rua Regional/Ladeira do Lafayete Coutinho – Castelo Branco
17) Rua dos Franciscanos – Dom Avelar
18) Entrada da Fazenda Grande III – Fazenda Grande III
19) Quadra F – Fazenda Grande I
20) Via Principal – Cajazeiras VII
21) Rua Waldemir Rego – Cajazeiras VII
22) Rua Martacenia – Águas Claras
23) Estrada do Fidalgo/Trecho da Ladeira do Fidalgo – Cassange
24) Avenida Plínio Garcez de Sena – Mussurunga
25) Avenida Jorge Amado – Imbuí
26) Rua Juazeiro – Alto do Coqueirinho
27) Rua Bela Vita – Alto do Coqueirinho
28) Rua Bromélias Brancas – Jardim das Margaridas
29) Rua da Resistência – Bairro da Paz
30) Rua Arquiteto Marcos Moreira – São Cristóvão
31) Rua Emiliano Gonzaga – Boca do Rio
32) Avenida Fernandes da Cunha – Mares
33) Rua Barão de Cotegipe – Roma
34) Ruas Araújo Bulcão e Machado Monteiro – Uruguai/Caminho de Areia
35) Rua Fernandes Vieira – Calçada
36) Rua 11 de Novembro – Santa Cruz
37) Avenida Ademar de Barros – Ondina
38) Avenida Anita Garibaldi – Federação
39) Rua Padre Feijó – Canela
40) Rua Apolinário de Santana – Engenho Velho da Federação
41) Rua Amazonas – Pituba
42) Avenida Vale das Pedrinhas – Vale das Pedrinhas
43) Ladeira do Ypiranga – Cidade Nova
44) Rua Conde de Porto Alegre – IAPI
45) Rua Aristides de Oliveira – Santa Mônica
46) Estrada Lobato/Campinas – Alto do Cabrito
47) Rua Direta da Gomeia – São Caetano
48) Avenida Ulysses Guimarães – Sussuarana
49) Rua Tenente Valmir Alcântara – Cabula
50) Rua Direta da Engomadeira – Engomadeira
51) Rua Professor Edson Carneiro – Pernambués
52) Rua Direta de São Gonçalo – São Gonçalo
53) Rua Nossa Senhora das Dores – Jardim Nova Esperança
54) Rua Aymoré Moreira – Trobogy
55) Rua Jornalista Luiz Eduardo Lobo – Vale dos Lagos
56) Rua Direta de Nova Brasília – Nova Brasília
57) Rua Artêmio Castro Valente – Canabrava
58) Rua Petronília Dércia – Valéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *