Fernanda Gorgel Diretora da Prepara Nova Lapa
Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Os olhos de Débora, 17 anos, brilham, o rosto enrubesce, as mãos transpiram diante da sonhada oportunidade do primeiro emprego. A estudante do segundo ano do Ensino Médio venceu a timidez ao buscar aperfeiçoamento profissional na Prepara Nova Lapa. Escolheu o curso de Informática para se sentir mais segura para começar a vida profisisonal. “Minha mãe é empregada doméstica e meu pai pizzaiolo… Meu sonho é estudar Nutrição, mas antes quero trabalhar para ajudar em casa e pagar minha faculdade”, planeja a estudante que frequenta o curso presencialmente duas vezes por semana localizado na maior estação de transbordo da capital baiana.

Eleita a melhor franquia nacional de cursos profissionalizantes do Brasil, a Prepara Cursos tem mais de 100 opções de formações nas áreas de informática, saúde, serviços e até idiomas. O Pacote Office de Informática Básica, escolhido por Débora, é um dos cursos dos líderes em procura. Operador de Caixa, Designer Gráfico, Desenvolvedor de Sistema e Web, Programador, Robótica, Analista de TI e Sistemas, Atendente de Farmácia, Clínicas e Laboratórios, Cuidador de Idosos, Atendimento e Vendas, Analista Financeiro, Gestão e Liderança, Marketing e Vendas são outras opções muito buscadas por jovens que querem ingressar no mercado de trabalho. “A maioria do nosso público nunca trabalhou de carteira assinada, está em busca de aperfeiçoamento para aumentar as oportunidades do primeiro emprego”, destaca Fernanda Gurgel, Diretora da Prepara Nova Lapa.

Mensalidades acessíveis, curto tempo de duração (em média, doze meses), metodologia inovadora, aulas presenciais com horários flexíveis e agendados, suporte de educadores não são os únicos atrativos da Prepara Nova Lapa. A unidade baiana da rede de franquias foi eleita a melhor Prepara do Brasil em 2019. Em 2021, continuou na liderança entre todas as franquias do Nordeste. “Aqui, criamos um ambiente acolhedor de estímulo para que os jovens possam ir além do conhecimento técnico”, destaca Gurgel que, com experiência de 16 anos no segmento de Educação e mestrado em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, inovou ao acrescentar à metodologia da franquia o Ciclo de Desenvolvimento Pessoal e Profissional (CDPP).

Os alunos de todos os cursos são convidados a participar de dinâmicas de grupo, aulas de planejamento, comunicação, oratória, inteligência emocional, liderança, ética e workshops práticos com dicas de como preparar currículo, se sair bem em uma entrevista de emprego. Na Prepara Nova Lapa, além das hard skills (competência técnica), o foco é desenvolver também soft skills (habilidades comportamentais). As aulas extras acontecem uma vez por semana e não têm cobrança extra para alunos matriculados. “Todo mês a gente foca em um tema complementar para desenvolver competências subjetivas que fazem toda diferença nas seleções de emprego e no ambiente de trabalho”, emenda Gurgel.

Débora, que ainda nem chegou a fazer a primeira entrevista de emprego, agora se sente muito mais preparada. “Aqui estou aprendendo coisas importantes que levo para a vida. Com as aulas de oratória, fui me desenvolvendo melhor, perdendo o medo de falar. Estou vencendo a timidez. Eu ficava muito nervosa para falar… Agora não fico mais assim. Quero me desenvolver mais e trabalhar”, planeja com mais segurança.

Primeiro Emprego

Dar o primeiro passo no mercado de trabalho não tem sido mesmo fácil. Um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que, nos últimos dez anos, a taxa de desemprego entre jovens de 18 a 24 anos, tem sido mais que o dobro da média do mercado de trabalho. No primeiro trimestre de 2022, o índice de desocupação entre os jovens foi de 22,8% contra 11,1% da média geral.

A demanda pela primeira experiência formal de trabalho é crescente, assim com a exigência das empresas. “Existem vagas, mas é preciso estar mais preparado para não perder as oportunidades. Por isso os pais se esforçam tanto para dar um futuro melhor para os filhos”, comenta Fernanda que considera gratificante ver o brilho nos olhos dos jovens quando também começam a enxergar a educação como caminho para mudar a realidade da família.

Rodrigo dos Santos Cerqueira, 20 anos, fez o curso de Design Gráfico Digital na Prepara Nova Lapa, assim que concluiu o terceiro ano do Ensino Médio. Vivia um momento desafiador, sem muitas perspectivas de futuro. “Eu sentia a necessidade de aprender algo novo, continuar exercitando a mente”. No segundo mês de curso, o estudante já conseguia ter uma renda extra fazendo criação de peças gráficas para pequenos negócios no bairro em que mora.

O talento estampado nos cards e banners criados foi logo reconhecido por uma das educadoras da Prepara Nova Lapa que sugeriu o nome de Rodrigo para uma seleção de monitor. Participou do processo seletivo, dos treinamentos e hoje está no lugar de acolher dúvidas de outros jovens e incentivá-los a buscar mais conhecimento. Rodrigo foi além: é estudante universitário. “Só estou fazendo um curso superior de Design porque fiz o curso aqui, descobri com que gostava de trabalhar e encontrei incentivo. Ajudo nas despesas de casa e pago minha faculdade. Me vejo em muitos alunos, com problemas familiares, mas buscando oportunidades para alcançar seus objetivos na vida”.

Serviço:
O quê? Cursos Profissionalizantes além da Técnica
Onde? Prepara Nova Lapa, Estação de Transbordo da Lapa, Térreo
Quando? Início imediato
Como? Mais de 100 opções de cursos de baixo investimento e curta duração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *