Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Administração (Saeb), cedeu um imóvel público para a construção de um Hospital Regional na cidade de Santa Maria da Vitória, no Oeste baiano. A unidade de saúde será o primeiro hospital da Bahia gerido por um consórcio municipal, mantido pelas 11 cidades da região do Território da Bacia do Rio Corrente e com apoio do Estado. O termo de cessão de uso foi assinado, na manhã desta sexta-feira (8), no Centro Administrativo da Bahia, com a participação do vice-governador João Leão.

O Hospital Regional será construído em uma área de 47 mil metros quadrados, cedida pelo Estado, situada no bairro Sambaíba, em Santa Maria. A unidade hospitalar vai beneficiar 280 mil moradores dos municípios pertencentes ao Território da Bacia do Rio Corrente (Brejolândia, Canápolis, Cocos, Coribe, Correntina, Jaborandi, Santana, São Felix do Coribe, Serra Dourada e Tabocas do Brejo Velho).

A unidade hospitalar terá 110 leitos, sendo que 10 serão de UTI infantil e outros 10 de UTI para adultos. O custo para a construção do Hospital Regional está estimado em R$ 49 milhões. Depois de construído, o modelo de gestão e financiamento do hospital será similar ao implantado pelo Governo do Estado nas Policlínicas.

Nesse modelo, a unidade de saúde é mantida com verbas de vários municípios, de forma compartilhada, ao invés de ser financiado por apenas uma cidade, que não teria recursos. O Hospital será construído na cidade pólo da região, Santa Maria da Vitória, mas atenderá moradores de todos os municípios da região.

O vice-governador do Estado, João Leão, elogiou o trabalho do governo para viabilizar o hospital. “Foi um gol de placa que a equipe do governador Rui Costa fez: um hospital novo, um senhor hospital para atender bem a comunidade de Santa Maria da Vitória e de todos os municípios do território da Bacia do Rio Corrente, destacou Leão. O vice-governador ressaltou ainda que a maioria dos recursos já disponibilizada para a construção da unidade hospitalar.

O prefeito da cidade de Santa Maria da Vitória, Renato Leite, estima que a licitação para a construção do Hospital será realizada até abril do próximo ano. Leite disse que a construção de hospital na região era um pleito da população. “Nós só temos que agradecer ao governador Rui Costa e ao vice-governador, João Leão, pela sensibilidade. A construção de um hospital no Território da Bacia do Corrente é um sonho para moradores da região, que agora vai se tornar verdade após essa cessão da área”, relatou o prefeito.

O prefeito de Santana, Marcos Cardoso, que também é o presidente do Consórcio municipal que vai administrar o hospital após o termino da construção, também falou sobre o desejo de ter uma unidade hospitalar na região. “Aqui está sendo mais um passo com a transferência da área pertencente ao estado para o município construir o hospital. Mais um passo para que esse sonho de todos nós munícipes da Bacia do Rio Corrente seja realizado”, comentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *