ACM Neto - Menor Aprendiz - Foto: Max haack
Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email
ACM Neto - Menor Aprendiz - Foto: Max haack
ACM Neto – Menor Aprendiz – Foto: Max haack

Uma nova perspectiva de futuro construída por meio da educação e tendo como ferramentas a profissionalização e a formação ética e cidadã. Este foi o sentimento dos jovens participantes do projeto Jovem Aprendiz Empreendedor, que teve a aula inaugural da Edição 2015 realizada nesta segunda-feira (17), no Hotel Fiesta, no Itaigara. Na ocasião, o prefeito ACM Neto, acompanhado do secretário de Gestão, Alexandre Paupério, e da diretora-presidente do Parque Social, Rosário Magalhães, entregaram os certificados dos concluintes da Edição 2014 da iniciativa.

A cerimônia contou também com a presença da vice-prefeita Célia Sacramento, do secretário de Educação, Guilherme Bellintani, do presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Câmara, demais autoridades e técnicos administrativos, jovens e familiares. A professora e psicóloga Azenilda Pimentel apresentou para o público o tema “Projeto de Vida”, chamando a atenção dos jovens para a necessidade de aproveitar as oportunidades para construir o próprio futuro. Representando todos os concluintes e novos integrantes, os certificados foram entregues a Gabriela Santos e Anderson Lopes, e o material com crachá, camisa e manual de instrução a Ana Paula Souza e Rodrigo dos Santos.

“É uma satisfação muito grande do Parque Social em estar vivenciando esse momento. Esses jovens merecem parabéns pelo esforço de participarem durante todo esse período do programa, no qual tiveram de conciliar a capacitação profissional com a escola. Este é um projeto de inclusão social através do aprendizado e da profissionalização, pois entendemos que para se ter uma sociedade inclusiva devemos dar espaço aos jovens. É um projeto de vida que eles recebem aqui”, salientou Rosário Magalhães.

O prefeito ACM Neto destacou o caráter democrático do programa, que permite a participação de jovens de diversos bairros da cidade – somente esta segunda edição conta com a participação de moradores de 92 bairros entre 17 e 24 anos. “A troca de experiência profissional vai possibilitar também a troca de experiência de vida de cada um que vive nesses bairros”, salientou, complementando que o programa foi muito bem elaborado e estruturado pelo Parque Social em parceria com a Prefeitura. “É uma oportunidade de que todos possam avaliar a própria vocação, com formação ética e humana para que possam se tornar depois cidadãos conscientes dos direitos e deveres”, disse o prefeito.

O secretário Alexandre Paupério ressaltou a satisfação pelos resultados e pela parceria com o Parque Social no desenvolvimento do Jovem Aprendiz Empreendedor. “Estamos felizes por contribuir para o futuro dos jovens. Esse é um modelo que permite que as pessoas mais experientes ajudem os mais jovens a ingressar no mercado de trabalho.” O secretário ainda aproveitou para aconselhar aos novos participantes. “A recomendação que posso dar para aqueles que estão chegando é de que sejam proativos e tenham comprometimento. Aproveitem as aulas e os momentos nas secretarias municipais para aprender e que a família seja um suporte para esse jovens nesse momento em que as cobranças são cada vez maiores.”

Oportunidade e expectativa – Para Tiago Lago, de 18 anos, o carinho com que foi recebido no projeto e o senso de responsabilidade são marcas da experiência que ele vai levar para o resto da vida. “Fui muito bem tratado no Parque Social e no estágio e me surpreendi com a responsabilidade que passaram para mim no Setor de Recursos Humanos da Semps (Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza). Aprendi coisas que não se aprende só nos órgãos, desenvolvi novas amizades, foi muito bom. Espero que este ano seja ainda melhor e que surpreenda os jovens que estão começando no projeto, assim como aconteceu comigo”, relatou.

Já Yole Santana, de 18 anos, era só ansiedade para ingressar no Jovem Aprendiz Empreendedor. “Sou muito tímida e estou aguardando meu comportamento ao conhecer pessoas novas e ambientes diferentes. Fiz a inscrição pela internet e quase não acreditei quando ligaram para mim informando que havia sido selecionada. Tô com uma expectativa muito grande quanto à possibilidade do primeiro emprego. Além disso, vou saber se é essa área mesmo que eu vou seguir e conhecer novas oportunidades que possam surgir”, falou animada.

Funcionamento – O projeto Jovem Aprendiz Empreendedor é uma iniciativa de inclusão social realizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), em parceria com o Parque Social. A medida está pautada na Lei da Aprendizagem do Ministério do Trabalho e Emprego, e tem como objetivo capacitar 300 jovens, entre 14 e 24 anos de idade, para exercerem a função de auxiliar administrativo nos órgãos da gestão municipal.

Durante 17 meses, o jovem recebe capacitação teórica e prática para o desempenho de atividades laborais, respectivas à função de auxiliar administrativo, num processo de aprendizado que visa prepará-lo para enfrentar as diversas situações desafiadoras do mundo do trabalho. O projeto contempla ainda a realização de atividades transversais e complementares que objetivam a ampliação do olhar do jovem sobre seu papel enquanto cidadão consciente das suas responsabilidades e do seu potencial produtivo e transformador.

Para a Prefeitura e para o Parque Social, a iniciativa representa uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional por meio de uma metodologia singular, que disponibiliza orientação psicossocial aos jovens e seus familiares e promove a construção de projetos de vida. Esses projetos, por sua vez, são elaborados através de orientação individualizada, oferecida por educadores coach, e retratam propostas de desenvolvimento que contemplam os talentos, as vocações e os objetivos pessoais e profissionais dos jovens.