Obras avançam na Lapa e nova estação deve ser entregue após o Carnaval
Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email
Obras avançam na Lapa e nova estação deve ser entregue após o Carnaval
Obras avançam na Lapa e nova estação deve ser entregue após o Carnaval

Com mais de 70% das obras executadas, a requalificação da Estação de Transbordo Clériston Andrade (Lapa) já conta com cinco novas escadas rolantes, elevadores, sanitários e áreas comerciais construídas. Além disso, de acordo com informações do consórcio Nova Lapa, responsável pela administração do terminal pelos próximos 35 anos, foram concluídas ainda toda a impermeabilização do local, bem como as escadarias de concreto e a parte elétrica. Um novo elevador, dessa vez para utilização de pessoas com deficiência, bem como uma rota de piso tátil com cerca de dois quilômetros de extensão, estão em andamento. A reforma está orçada em R$ 13 milhões.

Para acelerar as obras nessa fase final, bem como assegurar o bem-estar dos mais de 400 mil pessoas que circulam diariamente pelo equipamento, as linhas de ônibus que circulam pelo subsolo da estação serão relocadas já a partir deste sábado (14). A decisão foi tomada em comum acordo entre a Prefeitura e a Nova Lapa, concessionária responsável pelas obras e pela administração do novo terminal.

O secretário de Mobilidade, Fábio Mota, explica a medida: “Temos um cronograma a cumprir e a continuidade do funcionamento das linhas no subsolo da estação estava comprometendo o andamento dos trabalhos. Como isso poderia constituir um risco à segurança dos usuários, optamos pela transferência das linhas para os locais mencionados. Dessa forma, buscamos dar maior agilidade às intervenções e garantir que nenhum passageiro venha a se machucar por conta da obra de requalificação. Sabemos que, num primeiro momento, a situação é incômoda para quem já estava habituado a utilizar o local, mas o benefício a ser gerado com a conclusão da reforma agradará a todos os soteropolitanos”.

Obras avançam na Lapa e nova estação deve ser entregue após o Carnaval
Obras avançam na Lapa e nova estação deve ser entregue após o Carnaval

Alterações – No total, 14 linhas serão direcionadas para a Estação da Barroquinha a partir deste sábado, o que atende também a uma solicitação feita pelos comerciantes da Baixa do Sapateiro ao prefeito ACM Neto de reforço do transporte público na região. São elas: Plataforma, Vista Alegre, Alto de Coutos, São João do Cabrito, Fazenda Coutos, Alto da Terezinha, Rio Sena, Luís Anselmo, Pero Vaz, São Caetano, Vila Ruy Barbosa, Engenho Velho de Brotas, Thomé de Souza e Massaranduba.

A partir da próxima segunda-feira (16), sete pontos de paradas provisórias serão criados no corredor de acesso à Estação da Lapa, sendo quatro no sentido do terminal e três para os Barris. Outras 22 linhas serão relocadas para a área externa da estação: Boca do Rio/Vasco da Gama, Boca do Rio/Centenário, Pituba, Nordeste, Santa Cruz, Vale das Pedrinhas, Alto do Coqueirinho, Aeroporto, Jardim das Margaridas, Itapuã, Praia do Flamengo, Cosme de Farias, Brotas, Brotas/HGE, Valéria, Bom Juá, Cosme de Farias, Fazenda Grande do Retiro, Vila Ruy Barbosa R2, Jardim Nova Esperança, Daniel Lisboa/Barra R1, Daniel Lisboa/Barra R2 e Dom Avelar/Vila Canária.

Além disso, mais 20 linhas serão direcionadas para o térreo do terminal: Chame-Chame, Lapa/Barra, Garibaldi/Ondina, Ribeira, Ribeira/HGE, Cajazeiras 8, Cajazeiras 10, Cajazeiras 11, Cajazeiras 5, Cajazeiras 6/7, Cajazeiras 7/6, Boca da Mata, Estação Pirajá, Castelo Branco, Fazenda Grande 1/2, Fazenda Grande 3/2, Fazenda Grande 4, Base Naval/Esc. Menores, Base Naval/Avenida São Luís, Alto do Cabrito e Boa Vista do Lobato.

Ainda na segunda-feira, coletivos que fazem 11 linhas sairão da Plataforma B da estação e passam embarcar e desembarcar na Plataforma D do térreo: Marechal Rondon, Capelinha-Campo Grande/Barra R1, Capelinha-Campo Grande R2, Cabula 6, Narandiba/Doron, Engomadeira, Sussuarana (via Dique do Tororó), Sussuarana (via Vasco da Gama), Novo Horizonte, Pau da Lima e Pirajá. Para evitar maiores transtornos no corredor de acesso à estação, os ônibus metropolitanos serão remanejados para os seguintes pontos: Estação Aquidabã e entorno da Rótula dos Barris (próximo ao 5º Centro de Saúde, último ponto da Avenida Centenário sentido Lapa e próximo à Gerência de Trânsito).

Segurança – As obras civis da subestação de energia também já estão 100% concluídas. Segundo o consórcio, a nova unidade possui potência que corresponde a uma quantidade de energia suficiente para alimentar cerca de 300 casas com dois dormitórios cada. No caso da central de controle de segurança, está sendo instalado um circuito fechado de televisão, com 60 câmeras para monitoramento de toda estação.