Andrew Yates/REUTERS
Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Agência O Globo

A emoção de fazer um gol na Copa do Mundo e vencer a Costa Rica na segunda rodada do Grupo E da competição fez Neymar cair em lágrimas logo após o apito final. O craque, que está no segundo Mundial da carreira, externou a todo o mundo o sentimento que o sobreveio ainda no gramado do estádio de São Petersburgo. O técnico Tite, que sempre pede força mental ao time, foi indagado após a partida sobre o comportamento do camisa 10, que já foi capitão da seleção e é uma liderança técnica da equipe. Para o treinador, há um componente de coragem na expressão pós-jogo de Neymar.

– Eu não conversei com o Neymar. Vou para a minha parte do vestiário até baixar a adrenalina, só tive contato com o Coutinho. Nem vi esse lance, não tenho como fazer a avaliação. Mas uma coisa eu posso te falar: a alegria, a satisfação e o orgulho de representar a seleção é muito grande. Ele tem a responsabilidade, a alegria, a pressão e a coragem pra externar esse sentimento. Eu, por exemplo, sou um cara emotivo, mas cada um tem a sua característica. Eu respeito as características de cada um – pontuou o treinador na entrevista coletiva.

Contra a Costa Rica, Neymar viveu um turbilhão de situações. Além de marcar o segundo gol do Brasil no jogo, ele teve um pênalti anulado pelo árbitro de vídeo, levou amarelo por reclamar da arbitragem e foi quem mais sofreu e cometeu faltas na partida: 4 a 4. O camisa 10 do Brasil ainda perdeu chances claras de abrir o placar, quando o jogo ainda estava empatado.

Perguntado ainda sobre o desempenho de Neymar nos últimos jogos, Tite voltou a bater na tecla de que é preciso valorizar mais o conjunto do que a atuação individual.

– Toda a individualidade aparece se o conjunto estiver forte, é desumano colocar a responsabilidade em um atleta – disse o treinador, citando o argumento de que Neymar ainda está na retomada da melhor forma física, já que passou um tempo fora recuperando-se de cirurgia no quinto metatarso do pé direito:

– O Neymar ficou três meses e meio parado e a partida anterior foi a primeira. Ele é um ser humano, precisa de tempo para retomar o padrão alto. Mas antes de um padrão alto, precisa de um time forte, de não ser dependente.

Depois do alívio pela vitória nos acréscimos sobre a Costa Rica, a seleção brasileira completará a fase de grupos da Copa contra a Sérvia, na próxima quarta-feira, em Moscou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *