Climate Week_Sessão Pública do C40_Foto_Jefferson Peixoto_Secom_Pms
Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

As práticas de sustentabilidade e resiliência adotadas em Salvador foram citadas como exemplos para o mundo durante a sessão ICLEI/C40/100 Cidades Resilientes, realizada na tarde desta terça-feira (20), segundo dia da Semana Latino-Americana e Caribenha sobre Mudança do Clima. Integrante do Grupo C40 de Grandes Cidades para Liderança do Clima e primeira cidade da América Latina a aderir ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia e ainda assumir compromissos ligados ao Acordo de Paris, a capital baiana foi considerada referência por implementar políticas públicas sustentáveis como o Salvador Vai de Bike, os 165,3 km de sistemas cicloviários, o BRT e projetos como o IPTU Verde e IPTU Amarelo, ações essas que mostram o empenho da gestão pública municipal em minimizar os efeitos climáticos.

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) atestam que 55% dos seres humanos do planeta vivem em cidades. Em 2050, serão seis milhões de seres urbanos. Diante do boom populacional, os desafios das cidades são muitos. O diretor-regional do Grupo de Grandes Cidades para Liderança do Clima (C40) e um dos moderadores da sessão, Manuel Oliveira, afirmou que Salvador sai na frente das cidades do Brasil quando adota programas como esses. “A questão dos estímulos tributários com ofertas de descontos de até 10% para quem investir em construções sustentáveis é algo que só temos em Salvador. Serve de referência para o mundo”, disse o especialista, ao se referir aos programas do IPTU Verde e o IPTU Amarelo.

Criação do plano – Segundo ele, somadas as ações desenvolvidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), a capital baiana mais uma vez ganha destaque no cenário do meio ambiente por dar o start na criação do Plano de Mitigação contra as Mudanças Climáticas. “Serão muitas informações coletadas e um modelo de planejamento que poderá ser copiado por muitas outras cidades que trabalham para bater a meta do C40”, destacou. O C40 mesmo tem como objetivo reduzir em 2.4 giga toneladas de CO2 equivalentes a até 2050, o que significa zerar a emissão de carbono, e Salvador está inserida nesse compromisso global.

O C40 foi fundado após uma reunião de delegações de 18 cidades em outubro de 2005. As cidades contém cerca de 50% da população mundial, consomem 75% da energia mundial e produzem 80% dos gases que provocam o efeito estufa. Para o secretário municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência, André Fraga, a integração na rede C40 abre um canal de diálogo importante para Salvador. “Viramos vitrine com as nossas ações e temos a oportunidade de aprender com as demais cidades. Trazer as nossas experiências para um debate com os envolvidos no C40 é mostrar que estamos no caminho certo”, frisou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *