Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Com 5 mil participantes, a Maratona Salvador 2018 ocorre no próximo domingo (23). Para assistir os maratonistas, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai disponibilizar duas motolâncias para acompanhar o percurso e prestar assistência em caso de intercorrências. As Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) Barris, Alfredo Bureau e Hélio Machado, além do Hospital Municipal de Salvador (HMS) estarão de prontidão para atender possíveis situações de emergência.

Dentre as ocorrências de saúde comuns em corridas está o uso excessivo de substâncias como cafeína, energéticos e termogênicos. No último evento dessa modalidade em Salvador, o “Farol a Farol” realizado no último dia (4), seis corredores passaram mal pela ingestão exagerada de cafeína e foram encaminhados para unidades de saúde prejudicando o rendimento na prova e colocando em risco a saúde.

“É preciso desmistificar que o uso de substâncias como termogênicos podem garantir uma alta performance dos atletas. Uma boa hidratação, alimentação saudável, uso de protetor solar e sapatos adequados evitam transtornos ao corpo durante uma prova de resistência. Além disso, em portadores de doenças crônicas uma avaliação médica é indispensável antes de se submeter a uma maratona” explica o Coordenador de Urgência e Emergência Hospitalar, Dr. Ivan Paiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *