Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Às vésperas do Carnaval, a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) intensifica as ações preventivas de manutenção na cidade. Desde janeiro passado, as equipes realizam vistorias nos circuitos oficiais, nos bairros onde haverá festa e nas principais vias que servem de acesso aos festejos.

Foram promovidas intervenções no sistema de drenagem, poda de galhos de árvores, reparos nos buracos do asfalto e dos pavimentos, dentre outros. As ações visam evitar ocorrências nas estruturas públicas durante os dias de festa. Além disso, está sendo realizada a proteção física do patrimônio da cidade, sendo isolados com tapumes os prédios, jardins, vidraças, mobiliários urbanos e monumentos com valor histórico e cultural. Mais de 50 pontos foram cadastrados para isolamento, com uso de, aproximadamente,10 mil m² de tapumes.

Os tapumes estão sendo aplicados em locais como o Farol da Barra, Relógio de São Pedro, estátuas de Castro Alves e de Zumbi dos Palmares, Fonte Luminosa da Praça da Sé, Palácio Tomé de Souza, Palácio da Aclamação, Monumento da Cruz Caída e Monumento “da Cabocla” no Largo do Campo Grande. Também entram na lista o monumento “As Meninas do Brasil” (Ondina), Câmara Municipal, Praça da Piedade, Catedral Basílica de Salvador e o Chafariz do Terreiro de Jesus.

“Neste momento em que ‘O mundo escolheu Salvador’, tema do Carnaval 2019, a cidade passa a ser observada mais atentamente. Para um dos centros culturais mais ricos do nosso país, tanto em acervo arquitetônico quanto em manifestações culturais, marcado pelas tradicionais festas populares como o Carnaval, verifica-se a importância das ações de manutenção para a conservação destes bens”, ressalta o secretário da Seman, Virgílio Daltro.

Ações – Os serviços de drenagem compreendem o assentamento de tampões, a substituição de grelhas, a limpeza manual das caixas de sarjeta e o jateamento das galerias por meio de equipamentos de alta pressão. Este conjunto de ações restaura a capacidade de vazão das redes ao promover a retirada dos materiais e do lixo acumulados ao longo do tempo, buscando sanar pequenos alagamentos típicos do Carnaval, quando chove.

A Operação Tapa Buracos proporciona a segurança no trânsito daqueles que passam a utilizar a malha asfáltica como principal via de tráfego, seja pedestres, veículos de passeio, caminhões e até mesmo os trios elétricos e carros de apoio. Nessas ações emergenciais de correção, passa a ser utilizado o asfalto frio, considerando que o usinado a quente poderia colocar as pessoas em risco.

A poda da vegetação é fundamental para evitar acidentes com a quebra e a queda de galhos, sendo primordial também para deslocamento dos imensos trios. Assim como nos anos anteriores, é estimada a poda de cinco mil árvores e 1,5 mil palmáceas em todos os circuitos.

A Seman manterá um serviço de vistoria permanente durante o Carnaval. As equipes entram nos circuitos imediatamente após a finalização dos blocos e atrações, identificando as necessidades de atuação e reparos antes que o espaço volte a ser utilizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *