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Além da ligação entre a Estação da Lapa e a região da rodoviária, passando pelas avenidas Vasco da Gama, Juracy Magalhães e ACM, em um trajeto totalmente diferente do metrô, a Prefeitura pretende implantar, até 2025, outras seis linhas de BRT. O novo modal vai chegar a regiões como o Subúrbio Ferroviário, Águas Claras e Orla, o que está previsto no Plano de Mobilidade de Salvador e como ressaltou hoje o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Bruno Reis, em apresentação na Câmara Municipal sobre o projeto.

O bate-papo com os vereadores aconteceu na tarde desta terça-feira (20). O objetivo da apresentação foi evidenciar todos os aspectos da obra, esclarecendo dúvidas sobre as etapas, valores, prazos, demandas e preocupações ambientais, entre outros pontos. O encontro foi elogiado por todos os presentes.

Na ocasião, Bruno Reis reafirmou a importância das intervenções e ressaltou que o modal poderá se estender para toda a cidade futuramente. “É um sistema moderno, que está em expansão no mundo. Mais de 167 cidades já aplicam o modal. Salvador adotou o modal correto, que, comparado aos outros, é mais barato, mais prático, fácil de operar, permite uma expansão maior e não vai segregar aquela região. Por todos esses aspectos, futuramente, ele poderá se estender para diversas outras regiões da capital”, explicou.

Para o presidente da Câmara, Geraldo Júnior, a apresentação foi um ato importante para o processo democrático. “Hoje, cada um dos vereadores da casa teve a oportunidade de obter informações sobre as diversas etapas do BRT e de elucidar dúvidas com o vice-prefeito. É uma obra de extrema importância para a nossa cidade, assim como será o VLT, como foi o metrô e todo o processo de mobilidade que traz mais segurança e oportunidade aos soteropolitanos”, opinou.

Obra – Construído em três etapas, o BRT de Salvador terá 11,7 quilômetros de extensão no trecho entre a Estação da Lapa e a região do Shopping da Bahia, fazendo a integração com o metrô nas duas pontas, passando pelas avenidas Vasco da Gama, Juracy Magalhães e ACM, justamente o “centro nervoso da cidade”. A primeira etapa, entre o Parque da Cidade e a região do Shopping da Bahia, já está com as obras 20% concluídas. Os viadutos de acesso e saída do Itaigara, por exemplo, serão entregues até dezembro deste ano.

O trecho entre a Lapa e o Parque da Cidade já está em licitação. Haverá ainda uma expansão até a pituba, cujo edital para contratação da empresa deverá ser publicado até setembro. As obras envolvem a implantação de pistas exclusivas para o novo modal de transporte e também vias expressas para automóveis, além de ciclovia. Ou seja, não é só quem anda de ônibus que será beneficiado com o projeto.

Os veículos do BRT terão capacidade para transportar 31 mil passageiros por dia e redução do tempo de até 42% em relação ao ônibus comum. A expectativa é que o percurso entre a Estação da Lapa e a região do Shopping da Bahia a seja feito em até 16 minutos. Segundo o vice-prefeito, o trecho completo do modal deve ficar pronto até o final de 2020.

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