Copa Dente de Leite_Foto_Jefferson Peixoto_Secom_Pms
Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Na contagem regressiva para a Copa Bahiana de Futebol Dente de Leite, a garotada do núcleo do projeto de Iniciação Esportiva de Salvador (Iessa) da Boca do Rio, participou de mais uma tarde de treinos na tarde desta terça-feira (19), visando preparação para o tradicional torneio que inicia neste sábado (23), no Estádio de Pituaçu. Jovens trabalharam em dos campos de futebol society, próximo às quadras de tênis da Boca do Rio, fundamentos técnicos, táticos e físicos, em atividades coordenadas por professores de educação física.

“Essa preparação para a Copa Dente de Leite ocorre há quase dois anos. Atendemos uma reivindicação deles, que nos pediram para participar do torneio”, conta o coordenador da Iessa da Boca do Rio, Júlio César Moreira. Ele ressalta que as atividades desenvolvidas para a garotada vai além de diversão e lazer: “obretudo, a gente busca ensinar valores, levando educação e qualidade de vida”.

O time do projeto será formado por atletas entre 12 a 14 anos, que serão designados para um dos oito grupos participantes da competição. Os dois melhores de cada chave se classificam para as oitavas de final. As partidas ocorrerão no Estádio de Pituaçu, no 19º BC (Cabula), Wet’n Wild (Paralela) e Barradão (Canabrava). O campeão e o vice receberão troféu e medalhas.

Dividido em dois núcleos, a Iniciação Esportiva atende a comunidades na Boca do Rio e em Itapuã, beneficiando um total de 300 crianças e adolescentes com modalidades esportivas gratuitas. O público-alvo são estudantes das redes pública municipal ou privada, na faixa etária entre 8 a 16 anos. Para a Copa Dente de Leite, um dos 32 times que participarão dos duelos será formado por meninos atendidos pelo projeto.

O jovem Paulo Felipe Moreira, 13 anos, atua na posição de goleiro e aguarda ser um dos selecionados para defender a equipe. “Estou ansioso para ser escolhido e para estrear na Copa”, disse. Para o futuro, o adolescente pretende crescer na área esportiva. “Quero ser um atleta profissional ou então um professor de educação física. O esporte é uma terapia para mim, gosto dos ensinamentos que me passam e de me reunir com os colegas para jogar”, acrescenta. Além do futebol, a Iniciação Esportiva oferece basquete, vôlei, tênis, futsal e handebol.

Lançamentos – Nesta quarta-feira (20), às 14h, no Centro Cultural da Câmara, na Praça Municipal, será realizado o Congresso Técnico e o lançamento das Copas Bahiana de Futebol Dente de Leite e das Ligas. O evento vai contar com as presenças do secretário municipal de Trabalho, Esporte e Lazer, Geraldo Júnior, autoridades locais ligadas ao esporte, além de representantes da Federação Bahiana de Futebol e da comunidade esportiva da capital baiana. A abertura oficial dos jogos vai ocorrer neste sábado (23), às 9h, no Estádio de Pituaçu.

Na ocasião, haverá apresentação dos alunos dos grupos de alto rendimento de Ginástica Rítmica e Karatê, desenvolvidos pela Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), além da divulgação dos grupos e locais das competições. “Acredito no esporte como uma ferramenta de inclusão social e de mudança de vida. Estes eventos possibilitam valorizar os jovens que mais necessitam com a possibilidade de revelar talentos”, ressaltou o titular da pasta, Geraldo Júnior.

Este ano, um total de 960 atletas disputarão jogos que vão ocorrer até o mês de dezembro, em campos diversos de Salvador. As competições da Copa Dente de Leite serão disputadas por crianças e adolescentes, de 12 a 14 anos, devidamente matriculados na rede escolar. Este ano, são 640 atletas divididos em 32 equipes. Já a Copa das Ligas terá a participação de 320 atletas distribuídos em 16 equipes, a partir de 16 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *