Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Em função da eventual paralisação dos rodoviários nesta sexta-feira (14), a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informa que montou um plano de ação para suprir a demanda de transporte da população. Assim, os 300 micro-ônibus do Sistema de Transporte Especial Complementar (STEC) foram autorizados a operar em roteiros nos grandes corredores da cidade, tais como Avenida Silveira Martins, Castelo Branco, Cajazeiras, Boca da Mata, Suburbana, Orla e Centro, tendo como principais destinos as regiões da Lapa, Ribeira, Iguatemi, Pituba e Itaigara.

Ainda para minorar os efeitos da paralisação, a Semob autorizou a circulação de, pelo menos, 800 veículos do Transporte Escolar e do Transporte Turístico, que estão aptos a atender aos passageiros na cidade, em caráter especial, com valor da tarifa vigente.

Vale reforçar que, por se tratar de uma operação especial, os veículos do STEC vão operar como reguladores, compondo, assim, itinerários flexíveis, de acordo com a demanda.

Penalização – A Semob esclarece que a paralisação representa o descumprimento de obrigação essencial dos contratos de concessão, estando as concessionárias sujeitas à multa no valor total de R$ 1.120.000 por cada dia paralisado, dividido entre as três empresas.

Além disso, as cláusulas 7.4 e 7.5 dizem sobre os riscos assumidos pelas Concessionarias em relação aos serviços prestados. “Os serviços devem estar continuamente disponíveis aos usuários, não podendo ser usado como justificativa, greve de trabalhadores, comoções sociais ou protestos públicos que inviabilizem a prestação dos serviços ou reflitam no aumento de custo”.

A Semob informa, ainda, que os agentes de transportes estarão em campo, amanhã para acompanhar toda a situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *