Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do projeto Prefeitura-Bairro Itinerante fizeram parte da programação da festa de comemoração dos dez anos da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Periperi, realizada nesta sexta-feira (9). A celebração reuniu autoridades de diversos órgãos e representantes da sociedade civil, além de moradoras dos bairros do Subúrbio, que tiveram a oportunidade de participar de consultas, exames ou de se cadastrar em programas sociais.

Durante a manhã, cerca de 100 fichas haviam sido distribuídas para os atendimentos, que envolveram testes de glicemia e aferição de pressão arterial. As participantes ainda contaram com apoio do projeto Med Móvel, espécie de veículo consultório da SMS, onde era possível receber consultas grátis com dois clínicos gerais.

Depois de passar por uma triagem, a vendedora Rosilene do Rosário Santos, 53 anos, estava no aguardo para ser atendida na unidade móvel. Ela estava em busca de uma requisição para fazer exame de mama. “Moro em São Tomé de Paripe e minha vizinha me convidou para vir hoje para cá, para participar das comemorações de aniversário da Deam e desses serviços de saúde”, revelou.

Através do Prefeitura-Bairro Itinerante, o público pôde se inscrever no Bolsa Família, Primeiro Passo ou passar pelo Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc). Este último serviço fornece orientação jurídica e resolução consensual de conflitos, através da mediação e conciliação para questões cíveis de pequena complexidade (como casos de vizinhança e cobranças de aluguel, por exemplo) e, em especial, questões de família como divórcio, pensão alimentícia, dissolução de união estável e reconhecimento de paternidade.

Proteção à mulher – Presente na comemoração, a titular da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Cristina Argiles, saudou a unidade especializada da Polícia Civil, que é responsável pelas ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência doméstica e violência sexual contra as mulheres. “O fato de a Prefeitura marcar presença neste evento mostra a relevância da parceria. A Deam é a principal porta de entrada das mulheres vítimas de violência. Quando chegam a um de nossos centros de referência sem boletim de ocorrência, trazemos elas para cá, porque a gente precisa documentar. Além disso, esta delegacia é a grande parceira no encaminhamento das vítimas. É uma rede que tem salvado muitas vidas”, disse Cristina.

Na capital baiana, a SMPJ conta com o Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares (CRAMLV), nos Barris, e com o Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana (Camsid), na Ribeira. O CRAMLV se encarrega do atendimento primário às vítimas, enquanto o Camsid agrega as funções de centro de referência e uma casa de acolhimento de curta duração. Em ambas estruturas há suporte jurídico e psicossocial, atividades de empreendedorismo, dança, informática, grupo terapêutico, defesa pessoal, oficinas produtivas, ginástica e atendimento de enfermagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *