Foto: Valter Pontes
Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

O sonho quase impossível de ter a casa reformada virou realidade para Rita Néri, desempregada e mãe de quatro crianças. Ela é uma das beneficiadas pelo programa municipal Morar Melhor, que vai promover melhorias em 200 casas no total, no bairro de Pau Miúdo. A ordem de serviço para início imediato das obras foi assinada pelo prefeito ACM Neto na segunda-feira (21), em cerimônia ocorrida na Rua Xangai. Na ocasião, foi anunciada mais uma boa notícia para os moradores: a autorização para melhoria na iluminação de toda a localidade, através do Iluminando Nosso Bairro.

Ainda no clima da canonização da Santa Dulce dos Pobres, o prefeito salientou o exemplo da religiosa como uma necessidade de deixar algo de bom, principalmente para os mais necessitados. “Os pedidos mais frequentes das pessoas eram de ajuda para comprar um bloco ou um cimento para melhorar o lugar onde moravam. Daí surgiu o Morar Melhor com o intuito de ajudar pessoas pobres, muitas delas mal têm dinheiro para colocar comida na mesa, a reformar a própria casa. Já estamos, inclusive, fazendo licitação para contratação de empresa que realizará as obras da terceira etapa. Também haverá valor maior: R$7 mil para cada residência”, declarou ACM Neto.

Também presente no evento, que foi acompanhado por demais gestores municipais, autoridades e população, o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, lembrou que o programa é um caso de sucesso no Brasil inteiro. “São muitos prefeitos que vêm conhecer de perto essa iniciativa que transforma a vida das pessoas. Não há coisa melhor do que ver a felicidade delas com essa ação. O Morar Melhor chegou realmente para ficar”, pontuou.

Emocionada, Rita relatou o impacto do programa na rotina da família. “Quando disseram que iam reformar minha casa, nem acreditei. Quando entrei aqui depois da reforma, só fazia chorar, chorar e chorar de felicidade. É um sonho ver minha casa linda. Nossa, só tenho a agradecer à Prefeitura”, relatou.

Funcionamento – Desde que foi lançado, em 2015, mais de 26 mil residências já foram reformadas pelo Morar Melhor e a intenção da Prefeitura é beneficiar 40 mil casas no total até o fim de 2020. Coordenado pela Seinfra, o programa realiza melhorias em imóveis em situação precária, com obras que envolvem reboco e pintura, troca ou recuperação de telhado e esquadrias (portas e janelas) e instalação de louças sanitárias (pia e vaso), no limite orçamentário de até R$5 mil por residência.

Iluminação – Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), através da Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), o programa Iluminando Nosso Bairro em Pau Miúdo vai melhorar 890 pontos de iluminação em 239 logradouros, que passarão a receber lâmpadas em LED, mais econômicas e eficientes. A intervenção já beneficiou bairros populosos e carentes como o Calabar, Nova Constituinte, Liberdade, São Caetano, Bairro da Paz e Valéria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *