Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

A comunidade do Travessa Alto do Guaraci, São Gonçalo do Retiro, foi contemplada com uma geomanta entregue pelo prefeito ACM Neto, na manhã desta sexta-feira (14/06). Além do chefe do executivo municipal, participaram do ato o vice-pefeito, Bruno Reis, o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, outras autoridades, lideranças e moradores da localidade.

A obras de proteção de encosta com aplicação de geomanta tem área de 1.466,45 m² com investimentos de R$ 205.751,44, beneficiando um total de 460 famílias. Antes da intervenção, técnicos da Codesal identificaram pontos de deslizamento no local, onde haviam imóveis, localizados na base e na crista da encosta, com risco de acidente, quando foram indicadas a aplicação de geomanta e projeto de drenagem.
“Desde de 2016, quando a gestão do prefeito ACM Neto passou a adotar a inovadora tecnologia, já foram aplicadas 152 geomantas em áreas de risco. Onze outras estão em execução”, explica o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Adotada em 2016, a técnica inovadora de cobertura de encosta tem trazido resultados positivos em Salvador e levado tranquilidade às comunidades situadas em encostas. O processo de instalação da geomanta começa com limpeza e remoção de materiais como vegetação, lixo, restos de obra e revestimento solto. Em seguida, é feita a aplicação do material formado por um composto de PVC e geotêxtil, com posterior revestimento com argamassa de concreto que impede a perfuração e pintura antifungos. A fase de acabamento engloba instalação de calhas, cerca de proteção e reconstituição da drenagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *