Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Unidades administradas pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), órgão municipal que implementa a politica de assistência social na capital baiana, receberam, nesta terça-feira (11), visita da equipe do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo, vinculado ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (IPC-IG/PNUD), para levantamento de dados e elaboração de estudos e Plano de Trabalho de Assistência Social.

Foram visitados o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS Federação, o Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS Garcia e o Centro Pop 2 de Julho.

Nas entrevistas com os coordenadores e técnicos, os pesquisadores receberam informação sobre o fluxo de atendimento, serviços, programas, benefícios ofertados, os projetos desenvolvidos, o quantitativo de usuários acompanhados, o perfil dos beneficiários e os mecanismos de comunicação e mobilização das comunidades.

A atividade foi acompanhada pelo gestor do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município, Marcelo Tourinho, e pela técnica da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Laura Bamberg. O grupo foi também recebido pelo secretário de Promoção do Social e Combate à Pobreza, Leo Prates, que na oportunidade, pode informar como vem sendo pensada e executada a política de assistência social em Salvador, a fim de ofertar oportunidades reais de superação das condições de vulnerabilidade e risco social, e apresentar o novo projeto socioassistencial, lançado para atendimento da população em situação de rua, que é o Sempre Cidadão.

Questionada sobre as impressões observadas em Salvador, a pesquisadora Marcia Helena Lopes, enfatizou que “fiquei bem impressionada com a postura profissional do secretário e do gerente do SUAS; e também com o posicionamento técnico, político e de compromisso com a população das equipes de CRAS e CREAS que visitamos; e com a organização e estrutura da Secretaria em relação ao Cadastrado Único e todos os serviços socioassistenciais. Me parece que Salvador está no caminho importante de fortalecimento do SUAS. Saio daqui muito satisfeita por essa visão integrada, de agregar as forças para que a gente tenha uma política de assistência social forte no município de Salvador que é uma referência para o Brasil”.

A pesquisa é parte do plano de cooperação firmado pela IPC-IG/PNUD com a SDJDH. Serão realizados trabalhos para os diagnósticos sócio-territoriais e formulação do Plano Estadual de Assistência Social, que vai corresponder aos 417 municípios do Estado, com previsão de conclusão em abril de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *