Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Uma equipe multidisciplinar da área de saúde vai à Ilha de Maré (RMS), nesta quarta-feira (8), para realizar oficinas destinadas a orientar, diagnosticar e tratar as pescadoras e marisqueiras da localidade. A ação faz parte do Programa de Saúde Ocupacional para os Trabalhadores de Pesca, realizado pela Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), em parceria com a Federação das Associações, Sindicatos e Colônias dos Pescadores e Aquicultores do Estado da Bahia (Fapesca).

O programa, que é voltado ao cuidado com as mulheres, público mais vulnerável aos problemas de saúde ocupacionais relacionados a esse segmento econômico, oferece oficinas de saúde, consultas clínicas e nutricionais, além de palestras educativas. Cento e vinte pessoas serão beneficiadas com a ação.

“Disponibilizamos três técnicos de enfermagem, uma enfermeira, três médicos, dois fisioterapeutas e um nutricionista para, juntos, levar informações de saúde ocupacional para a vida dos pescadores”, afirma a coordenadora técnica de promoção social da Bahia Pesca, Eliana Carla Ramos.

As consultas e palestras acontecem das 8 às 12h e das 13 às 17h, no Centro de Formação para as Mulheres Pescadoras, na própria ilha. Pescadoras e marisqueiras serão orientadas sobre os principais problemas que atingem esta classe profissional e passarão por exames clínicos. Caso sejam identificados problemas de saúde mais complexos, os profissionais serão encaminhados para a realização de exames no sistema público de saúde.

Fonte: Ascom/Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *