Foto: Tiago Barros -Secom
Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Para reforçar ainda mais a relação família-escola-comunidade, a Escolab Coutos, em parceria com outras três instituições, realiza a 1ª Olimpíada Junina, que acontece de forma virtual até terça-feira (22), via plataformas de compartilhamento e redes sociais. O evento lúdico-pedagógico reúne atividades que remetem à cultura junina, como jogos e brincadeiras multiplataformas, sempre respeitando as diretrizes sanitárias vigentes.

A programação é transmitida através do Meet, para os encontros de abertura e encerramento, e as redes sociais da Escolab Coutos (WhatsApp, Facebook e Instagram) para informação e comunicação sobre as ações desenvolvidas. As atividades são compostas por prova diária, prova relâmpago e prova especial. O Ranking Virtual será atualizado após as 14h de cada dia, e as provas serão postadas no grupo do WhatsApp, sempre às 10h.

As regras do certame ditam que as equipes podem ser formadas por mais de uma turma da mesma escola. O responsável pela equipe/turma deverá será inserido no grupo de WhatsApp das Olimpíadas Juninas. Cada prova trará regras específicas e algumas delas terão, além de pontuação geral, pontuação bônus. As tarefas devem ser cumpridas e postadas até as 14h de cada dia.

“Buscamos, com essa iniciativa, ajudar a promover a integração família e escola, tão importante para o processo educacional dos estudantes e que, nesse período pandêmico que atravessamos, tornou-se imprescindível. Visamos também fazer um link entre a nossa cultura junina e o movimento dos Jogos Olímpicos de 2021. E pelo que pude perceber na live de abertura (ocorrida no último dia 15), estamos conseguindo alcançar nosso objetivo”, destaca a professora Helen Guimarães, uma das vice-gestoras da unidade.

Estrutura — No projeto estão inscritas cinco turmas de três escolas municipais parceiras da Escolab Coutos: Alto de Coutos, Colina do Mar e Oito de Maio. Reúne também a turma composta por alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE), da Escolab.

A estrutura da ação tem características semelhantes às de gincanas escolares, com provas como escolhas do nome e do símbolo das equipes e correio elegante, que agora também é virtual. Ou seja, a tradição e a inovação estão andando juntas para promoção de um fazer educativo contemporâneo.

“Esperamos que os estudantes consigam vivenciar momentos de diversão e aprendizagem junto aos colegas, professores e familiares. Dessa forma, estaremos desenvolvendo habilidades de organização, liderança e responsabilidade. Apesar da competitividade característica desse tipo de atividade, buscamos estratégias para que isso não ultrapassasse os limites saudáveis, sem deixar perder de vista a cooperação entre eles. Para nós, essa dobradinha entre competição e cooperação é muito importante”, explica Tamiles Gonzaga, outra vice-gestora da unidade de Coutos.

Premiações – As premiações ocorrerão por meio de medalhas virtuais para os participantes, além de um kit com jogos de raciocínio lógico para as turmas e troféu para a escola ganhadora. Os prêmios serão entregues em momento oportuno e respeitando os protocolos sanitários.

“Sinto que esse é um momento de respiro, de alívio para eles. Ajuda a lembrar que, mesmo durante um período tão complicado e difícil que todos estão vivendo, eles são crianças e têm o direito de brincar, de alegrar-se. É uma competição saudável, com base no espírito esportivo das olimpíadas, afinal o importante é aprender se divertindo”, avalia Helen.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *