Foto: Google Maps
Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) informa que o trânsito na Avenida Suburbana será desviado no sentido Lobato – Paripe, a partir da madrugada deste domingo (10), para as novas faixas de trânsito criadas no trecho entre o antigo motel Mustang e a ladeira de acesso aos bairros de Marechal Rondon e Alto Cabrito, onde serão concluídos os serviços de implantação do viaduto de acesso aos túneis da Ligação Lobato x Pirajá.

Com extensão de cerca de 2km em pista dupla e duas faixas, a Ligação Lobato x Pirajá se destaca pela complexidade das suas obras de arte de engenharia, sendo seis viadutos e quatro túneis, e será a próxima etapa a ser entregue da Linha Azul, corredor transversal à Avenida Paralela que conectará a Orla de Patamares/Pituaçu ao Subúrbio Ferroviário/Lobato.

Com 95% das obras concluídas, a nova ligação facilitará a mobilidade urbana entre a BR 324 – principal acesso à capital baiana e a Avenida Suburbana que corta diversos bairros do Subúrbio Ferroviário, reduzindo o tempo de deslocamento e o trajeto a ser percorrido. O diretor de Infraestrutura e Edificações Públicas da CONDER, Francisco Fonseca, ressalta que o maior benefício que a nova ligação trará será no sistema de transporte público, facilitando a integração para os passageiros que utilizam ônibus e metrô.

“Atualmente, os moradores dos bairros próximos ao Lobato na Avenida Suburbana têm a Estação do Retiro como opção mais próxima para fazer a integração, percorrendo um trecho de aproximadamente 10 km entre a Suburbana, passando pela Baixa do Fiscal, Largo do Tanque e Avenida San Martin até chegar ao Retiro. Com a conclusão da nova ligação, o trecho a ser percorrido para chegar ao metrô será de apenas 2 km, entre o Lobato e a Estação Pirajá. Se falarmos em tempo de deslocamento, o ganho ainda é mais significativo. A estimativa é que caia de uma hora nos horários de pico para apenas 10 minutos”.

Já para os motoristas de veículos leves as opções possíveis para quem deseja circular entre a Suburbana e a rodovia federal é percorrer o mesmo trecho com destino à San Martin e ao Retiro ou optar pelas vias estreitas e sinuosas da Estrada do Cabrito e de Campinas de Pirajá, que também serão beneficiadas, em virtude da alternativa criada pela nova ligação realizada pela CONDER, empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado. A expectativa é que a Ligação Lobato x Pirajá seja concluída e liberada no primeiro trimestre do próximo ano (2020).

Linha Azul

Parte do conjunto extenso de obras de mobilidade do Governo do Estado que impactaram o trânsito em áreas sensíveis, como, por exemplo, as regiões das avenidas Paralela, Bonocô, Tancredo Neves, Luís Eduardo Magalhães, que colocaram Salvador como uma das poucas capitais a reduzir os congestionamentos, a Linha Azul representa um investimento da ordem de R$647 milhões e irá promover um novo vetor desenvolvimento para a capital baiana e a integração dos sistemas de transporte nas Estações Pirajá e Pituaçu.

Vale ressaltar que uma das etapas da Linha Azul já entregues em março de 2018 foi a interligação, por meio de quatro túneis – sendo dois deles sob a Paralela, da avenidas Pinto de Aguiar e Gal Costa, já duplicada até a rotatória do Ginásio de Esportes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *