Fotos: Valter Pontes/Secom
Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

A rede de proteção social de Salvador passou a contar com uma nova estrutura de atendimento à população em situação de vulnerabilidade: o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Lobato, localizado na Rua Aterro do Joanes, 167. A estrutura, que tem capacidade para acolher 5 mil famílias, foi inaugurada pelo prefeito Bruno Reis e pelo titular da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Kiki Bispo, na quinta-feira (16), após a conclusão das obras de requalificação.

O espaço beneficiará não apenas moradores do Lobato como localidades próximas, a exemplos do Alto do Cabrito, Calçada, Santa Luzia e Uruguai. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O Cras conta com uma estrutura moderna e ampla para conforto da população. O imóvel possui recepção, três salas de atendimento, uma sala multiuso, espaço de convivência, sala para atendimento do CadÚnico, três sanitários, além de almoxarifado, copa e brinquedoteca.

Durante a entrega, o prefeito lembrou da função social dos Cras nas ações de assistência da administração municipal. “O Cras é a porta de entrada para os serviços de assistência social. E neste período pós-pandemia podemos ajudar aquelas pessoas que sofreram perdas, tiveram conflitos familiares. Aqui, as pessoas podem se cadastrar para receber aluguel social, o novo Auxílio Brasil, cestas básicas, além dos serviços de fortalecimento de vínculos que oferecemos e outras atividades. Dessa forma, essas pessoas podem melhorar, contando com a melhor orientação e retomar sua vida e o trabalho. Aproveitamos a estrutura da própria Prefeitura e garantimos atendimento para toda esta região, no enfrentamento aos efeitos colaterais da pandemia”.

O público-alvo do equipamento são famílias, membros e indivíduos que estejam em situação de vulnerabilidade social, como beneficiários do Programa Bolsa Família; em extrema pobreza e pobreza; privação (ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos) e fragilização de vínculos afetivos (discriminação etária, étnicas, de gênero ou por deficiência).

A estrutura oferta atendimento gratuito com objetivo de promover a Proteção Social Básica, desenvolvendo ações com famílias e indivíduos para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, evitando que os cidadãos tenham seus direitos violados e possibilitando a superação de condições de vulnerabilidade.

Titular da Sempre, o secretário Kiki Bispo ressaltou o leque de ações da Prefeitura no contexto social, tanto em Salvador como em iniciativas de apoio a outros municípios. “Os serviços municipais de assistência social têm o Cras como início das ações. Vamos seguir com a meta de avançar com as requalificações e implantando outras unidades para investir cada vez mais neste trabalho. Neste primeiro ano ampliamos o número de restaurantes sociais e estamos aumentando o cadastro das pessoas nos diversos programas, para que possam ter acesso aos benefícios. Até o fim do ano vamos inaugurar uma nova unidade do Cras no Nordeste. Vamos assim seguir avançando e através dessas políticas conseguiremos ainda auxiliar as vítimas da chuva no Sul e Extremo Sul do estado. Salvador tem a ação social como priopridade”.

O trabalho realizado pelas equipes de assistência social do município envolve, além de atendimentos individuais e coletivos, visitas domiciliares e institucionais para encaminhamentos à rede socioassistencial, assim como ações de incentivos à geração de trabalho e renda por meio de capacitação e intermediação de mão de obra.

Demais unidades – Além do Cras do Lobato, Salvador conta com suporte de outras unidades similares situadas em Castelo Branco, Brotas, Bairro da Paz, Boca do Rio, Cajazeiras, Calabetão, Centro Histórico, Engomadeira, Fazenda Grande do Retiro, Federação, Ilha de Bom Jesus dos Passos, Ilha de Maré, Itapagipe, Itapuã, Lagoa da Paixão, Liberdade, Mata Escura, Nordeste, Nova Esperança (Ceasa), Paripe, Parque São Bartolomeu, Parque São Cristóvão, Pau da Lima, Plataforma, São Cristóvão, Tancredo Neves (Narandiba) e Valéria.

Vacinação – Durante a cerimônia, o prefeito anunciou ainda a abertura do gripário do Pau Miúdo, prevista para às 8h desta sexta-feira (17), além de avisar sobre a possibilidade de abrir outros gripários mais para frente. Outro anúncio importante diz respeito à paralisação da vacinação contra a Covid-19 nesta sexta para concentração de esforços na imunização contra a gripe, cuja meta é a aplicação de 60 mil doses. “Pouco a pouco, vamos enfrentar os problemas que surgem diariamente, como acontece em toda metrópole”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *