Foto: EFE
Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

O croata Modric foi coroado em setembro como o melhor jogador do mundo da Fifa e pôs fim a uma sequência de 10 títulos de Cristiano Ronaldo e Messi. O mesmo se encaminha para acontecer na premiação da Bola de Ouro, que terá a sua cerimônia nesta segunda-feira, em Paris – o GloboEsporte.com faz a cobertura em Tempo Real a partir de 13h (de Brasília).

O “Ballon D’Or” é um prêmio criado pela revista “France Football” e que esteve vinculado à Fifa entre 2010 e 2015. Voltou a ser independente nas duas últimas edições, vencidas por Cristiano Ronaldo. Mas o craque português não é mais o favorito a vencê-lo.

Modric pode não ter passado perto do número de gols ou assistências de seus concorrentes, mas tem outras credenciais ao primeiro posto. Venceu a Liga dos Campeões com o Real Madrid – assim como Cristiano Ronaldo, que se transferiu para a Juventus – e chegou à inédita final da Copa do Mundo com a Croácia. Antes de ganhar o Fifa The Best, em 24 de setembro, foi eleito também o melhor da Europa pela Uefa, no fim de agosto.

Na Rússia, inclusive, ele levou o prêmio de melhor jogador, desbancando os franceses Griezmann e Mbappé. O egípcio Salah, do Liverpool, é outro candidato a se considerar ao lado dos campeões mundiais.

Como funciona a eleição?
A France Football e o jornal L’Équipe deram a missão a 180 jornalistas depois da divulgação dos 30 finalistas. Quatro brasileiros estão entre eles: o goleiro Alisson e o atacante Firmino, do Liverpool, o lateral-esquerdo Marcelo, do Real Madrid, e Neymar, do Paris Saint-Germain. Confira a lista completa:

Agüero (Argentina) – Manchester City
Alisson (Brasil) – Liverpool
Bale (País de Gales) – Real Madrid
Benzema (França) – Real Madrid
Cavani (Uruguai) – Paris Saint-Germain
Courtois (Bélgica) – Chelsea/Real Madrid
Cristiano Ronaldo (Portugal) – Real Madrid/Juventus
De Bruyne (Bélgica) – Manchester City
Firmino (Brasil) – Liverpool
Godin (Uruguai) – Atlético de Madrid
Griezmann (França) – Atlético de Madrid
Hazard (Bélgica) – Chelsea
Isco (Espanha) – Real Madrid
Kane (Inglaterra) – Tottenham
Kanté (França) – Chelsea
Lloris (França) – Tottenham
Mandzukic (Croácia) – Juventus
Marcelo (Brasil) – Real Madrid
Mané (Senegal) – Liverpool
Mbappé (França) – Paris Saint-Germain
Messi (Argentina) – Barcelona
Modric (Croácia) – Real Madrid
Neymar (Brasil) – Paris Saint-Germain
Oblak (Eslovênia) – Atlético de Madrid
Pogba (França) – Manchester United
Rakitic (Croácia) – Barcelona
Sergio Ramos (Espanha) – Real Madrid
Salah (Egito) – Liverpool
Suárez (Uruguai) – Barcelona
Varane (França) – Real Madrid
Cada eleitor teve de votar em cinco jogadores. O primeiro ganhou seis pontos, o segundo, quatro, o terceiro, três, o quarto, dois, e o quinto, um. As duas publicações vão começar a divulgar as posições a partir de 14h (de Brasília). A premiação no Grand Palais acontece às 18h, com apresentação do ex-jogador francês David Ginola.

Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *