Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

A Harmonização Facial nada mais é do que um conjunto de técnicas combinadas para um equilíbrio estético e funcional na face. O belo nem sempre é simétrico, mas pede-se que seja harmônico, ou em outras palavras, proporcional.

Com a grande exposição das mídias sociais, tivemos um crescente aumento no nível de exigência estética por parte da população. Hoje, os cirurgiões-dentistas atuam neste sentido, com novas técnicas e produtos avançados para se obter a melhor proporção facial.

A Dra Patricia Barros (CROBA – 11.718) conta que se encontram disponíveis pequenos procedimentos para corrigir estética e funcionalmente dentes, gengiva, lábios, expressão facial, função muscular facial, marcas de expressão, maxila, mandíbula entre outros. Sempre de acordo com o perfil de cada paciente e com recuperações cada vez mais rápidas.

Dentre os sinais de beleza que mais se buscam nos consultórios, estão:

Mulher: Região malar (“Bochecha”) proeminente, mas sem exageros (zigomático discretamente proeminente dando continuidade ao malar). É o famoso efeito “blush”, que consiste em uma depressão formada pelas proeminências do malar e da mandíbula; Mandíbula bem delimitada com ângulo tendendo ao reto.
Homem: Mandíbula bem marcada com ângulo tendendo ao reto; Região malar (“Bochecha”) e zigomática discretamente proeminente – mento (“Queixo”) largo e retilíneo – nariz proporcional e retilíneo.
Novo conceito de odontologia: Estética Orofacial

O uso da Toxina Botulínica ( “Botox e ou Proteína Botulínica” ) e do Preenchimento Facial (“Ácido Hialurônico”) trouxeram avanços importantes na área odontológica moderna. Esse novo conceito da odontologia veio para atender as expectativas e os anseios das pessoas que idealizam uma estética facial ampla, combinando sorriso e rosto dentro de uma harmonia estética e funcional. O que adianta, por exemplo, terminar um tratamento ortodôntico e os dentes ficarem perfeitamente alinhados, se ao sorrir, se mostra exageradamente a gengiva? O cirurgião-dentista, grande conhecedor da anatomia da cabeça e do pescoço, passou a partir daí a ter um papel importante também em recursos estéticos e terapêuticos com tratamentos e técnicas inovadoras para a correção de problemas como este.
Veja algumas técnicas que podem ser realizadas sem cirurgia plástica:

Harmonização Facial: Rosto esculpido sem cirurgia plástica

Toxina Botulínica

Atua no sentido de paralisar a musculatura, suavizando as marcas de expressão. O produto dura cerca de 03 a 06 meses no rosto. É indicado para marcas de expressão na “testa”, glabela (rugas entre as sobrancelhas, secundárias da expressão prolongada de emoções como raiva, alegria e tristeza) e para amenizar os famosos ‘’pés de galinha’’.

Indicado também para:
Bunny lines, conhecido como ‘’nariz de coelho’’ (ruguinhas que se formam no nariz);
Arqueamento de sobrancelhas;
Sorriso gengival (onde a gengiva acaba aparecendo demais ao sorrir);
Cefaleias de origem primárias (enxaquecas e cefaleias tensionais);
Diminuição da porção alar do nariz (narinas);
Sorriso invertido (acontece quando a curva produzida pelo contorno dos dentes anteriores não acompanha o contorno do lábio inferior, pois está em formato de V invertido, o que traz o aspecto inconveniente de tristeza);
Rugas periorais, conhecidas como ‘’código de barras’’ (rugas ao redor da boca), e rugas na região do queixo, pescoço e colo (“O segredo de Nefertiti ou Botox-Lifting”).

Preenchimento Facial

No Preenchimento Facial, a substância mais usada é o ácido hialurônico. Essa substância se trata de um açúcar produzido pelo nosso organismo e que está presente em nossos órgãos e articulações. Existem vários ácidos de última geração, sintetizados em laboratório e biocompatíveis. Cada um com suas indicações específicas e ambos ajudam a devolver o contorno e volume perdidos, além de hidratar a pele.

O Preenchimento facial é indicado para a harmonização facial de forma geral com a aplicação de ácido hialurônico. Veja alguns exemplos e vantagens abaixo:
No contorno e volumerização labial: corrige lábios com perda de volume e sem contorno;
Preenchimento Orbitário Inferior: também conhecido como tratamento de olheiras;
Na Biomodelação Nasal: disfarça ossos salientes e oferece a impressão de um nariz mais fino;
Biomodelação malar (“Bochecha ou Efeito Blush”): corrige a depressão formada pela proeminência do malar e da mandíbula;
Região mentual: corrige rugas conhecidas como bigode chinês, próximas a região da boca;
Sulcos nasolabiais: conhecidos como marcas de marionete, corrige as linhas que ficam descendo no canto da boca;
Redução de marcas de expressão atuando na função muscular;
Hidratação da pele atraindo moléculas de água e colágeno;
Devolve o contorno ideal e aumento de volume na face que é imprescindível para o rejuvenescimento, com preenchimento nos sulcos da bochecha;

Como se livrar do famoso ‘’queixo duplo’’

O famoso ‘’queixo duplo’’ pode acontecer com todo mundo, e nada mais é do que excesso de pele e gordura submentoniana na região do pescoço (“Gordura abaixo do queixo”). Neste caso, a Lipo de Papada, pode auxiliar. É realizado a aplicação de ácido deoxicólico que ajuda o organismo a absorver gorduras. O tratamento pede de 03 a 06 sessões com intervalos de 15 dias entre uma e outra.

A procura por um rosto mais belo e harmônico

Outro procedimento que auxilia na Harmonização Facial é a Bichectomia que consiste em um pequeno corte com uma incisão que varia de 1,0 a 1,5 cm realizada internamente na boca com anestesia bucal. Seu principal objetivo é a remoção de acúmulos de gorduras nas bochechas chamadas de Bola de “Bichat”.

É importante enfatizar que este procedimento cirúrgico de pequeno porte auxilia e muito na aparência estética da mulher, porém, com o tempo e a força da gravidade o risco da flacidez ainda é iminente; uma vez que a função da Bola de “Bichat” não é dar sustentação a pele, e sim separar os músculos da face. Quando o bebê nasce, a bola de “Bichat” tem a função de ajudar na sucção do leite materno, a partir desse momento não há mais função.

Agora que já sabe um pouco sobre Harmonização Facial, viu como pequenos detalhes podem fazer toda a diferença, não é mesmo? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, ficaremos felizes em te ajudar.

Dra. Patrícia Barros – CROBA (11.718)

Instagram: @drapatriciabarros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *