Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Libera pra quem sonha! Com este grito carnavalesco os Irmão Macedo fazem seu Carnaval 2019. Filhos de Osmar, criador do trio elétrico junto a Dodô, os artistas se apresentam de sábado, dia 02, a terça-feira, dia 5, no Carnaval de Salvador. Com o Patrocínio da Bahiagás e do Governo do Estado, trarão clássicos da folia baiana para sua famosa pipoca, que este ano comemora 45 anos.

A banda formada por Betinho Macêdo (Baixo), Armandinho Macêdo (Guitarra Baiana), Aroldo Macêdo (Guitarra Baiana) e André Macêdo (Vocal) mantêm presentes e preservada sua identidade musical no carnaval de Salvador, perpetuando a tradição de tocar um repertório trieletrizado, com uma sonoridade peculiar e uma maneira muito própria de executar clássicos e populares. Imprimindo na história da música popular brasileira um registro sonoro particular e admirado por muitos.

Em 2019, a folia começa no sábado, dia 02, às 16 horas. Do circuito do Campo Grande, batizado de Osmar, pai dos irmãos, o trio Fobicão sairá ao som de clássicos como Pombo Correio, Frevo do Trio Elétrico, Viva Dodô & Osmar, Vida Boa, Zanzibar e o hino Chame Gente. No domingo, dia 03, descem para Barra e tocam no circuito batizado de Dodô na segunda e terça-feira, todos os dias com saída às 18 horas.

Os irmãos Macêdo com sua Música Trieletrizada são uma marca registrada na Bahia, a história viva do carnaval de Salvador que toca sem cordas para o povo, mantendo um compromisso, uma tradição cultural com a raiz de um povo. Por isso, além das canções já citadas, este ano o repertório também contará com Aí eu liguei o Rádio, Viva o Povo Brasileiro, Aquidabã, Frevo da Lira, Frevo dobrado n°3 e Granadino, revisando a trajetória da banda.

Abadado Especial – Abadado, o abadá dado, é um projeto social no qual os fãs da banda troca a camiseta por uma lata de leite em pó, que após o Carnaval é entregue para instituições que cuidam de crianças e idosos. Lançado em 2003, o Abadado é um sucesso há 16 anos. Não é necessário o Abadado para pular com o Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar, uma vez que é um trio sem cordas desde sempre.

Para o Carnaval de 2019 o Abadado traz em sua arte elementos que convidam as pessoas a revisitar a obra musical dos Irmãos Macedo, estampado com as 16 capas dos discos, o projeto Abadado 2019 remete aos 45 anos da Banda Armandinho, Dodô e Osmar e sua música trieletrizada.

Babilônia – Nos seus 45 anos de historia os Irmãos Macedo escolheram falar de sonhos na sua música de trabalho. A canção, de autoria de Aroldo Macedo e Maria Vasco, um rei baixa uma medida provisória em que todos os seus súditos são liberados para sonhar e o refrão decreta: “Virou lei, virou lei, virou lei, virou lei”. Seguindo a linha de uma sonoridade peculiar, a musicalidade segue o estilo de outros grandes hits do grupo.

História – Há 45 anos, os irmãos decidiram subir juntos em um caminhão para tocar o repertório de frevos e marchinhas da dupla que revolucionou o Carnaval em 1950. Osmar Macêdo queria que o grupo tivesse apenas o nome de Armandinho, que já tinha uma carreira individual e mostrava ao mundo a sua genialidade com instrumentista da Guitarra Baiana, mas o próprio guitarrista foi contra essa ideia, e decidiu, junto com os irmãos, deixar no nome da Banda a homenagem aos criadores do “caminhão da alegria”; assim surgiu a Banda Armandinho, Dodô e Osmar.

Donos de uma discografia rica, os irmãos Macedo gravaram 16 discos Toda essa riqueza e complexidade na Música Trieletrizada renderam grandes palcos aos Irmãos Macêdo, como o Montreux Jazz Festival na Suíça, além de tantas outras viagens a Europa, Estados Unidos, Canadá e México, terem sido a primeira banda a colocar um trio elétrico fora do Brasil, na Itália /Roma em 1983 no Festival Bahia de Todos os Sambas, no Carnaval da França em 1985 e em Toulouse 1986.

Durante essa trajetória que até hoje fascina uma multidão de pessoas, os Irmãos Macedo viveram inúmeras historias e curiosidades ao lado de grandes artistas e compositores da música popular brasileira como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Moraes Moreira. Algumas destas histórias contadas no Espetáculo CARNAVAL . MÚSICA . REVOLUÇÃO, um musical protagonizado pelos Irmãos Macêdo que é revelador, uma verdadeira viagem no tempo em diferentes épocas para quem ama boa música e histórias interessantes.

Não fugindo as origens e como bons filhos de Osmar Macedo, os irmãos Macedo foram pioneiros em inúmeros desenvolvimentos a fim de suprir suas necessidades em cima de um trio elétrico. Entre tantos “arranjos” para facilitar a vida de quem toca em cima de um Trio elétrico, foram os primeiros a colocar uma bateria completamente microfonada e um baixo de cinco cordas em cima do caminhão, além de desenvolver toda a técnica de tocar Guitarra Baiana, acrescentando uma quinta corda, suas distorções sonoras e pedaleiras, se tornando matriz e uma referência para inúmeros profissionais que viriam a surgir. Um palco mágico que revela até hoje grandes artistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *