Braskem Inauguração do instituto de Pesca Artesanal na Comunidade de Bananeiras em Ilha de Maré.Foto: Carlos Casaes / Ag. BAPRESS Data: 25/04/2018
Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Com o objetivo de promover a sustentabilidade pesqueira e a educação ambiental dos cerca de 1,2 mil pescadores profissionais de Ilha de Maré, foi inaugurado o Instituto de Pesca Artesanal (IPA), na comunidade de Bananeiras, na manhã desta quarta-feira (25/04). O IPA é um desdobramento do projeto Rede de Maré, iniciativa do Instituto Maré Global, apoiada pela Braskem, que ao longo de dois anos e meio promoveu ações com pescadores e marisqueiras das diversas comunidades no entorno do Porto de Aratu.

“O IPA se soma a outras iniciativas que acontecem em Ilha de Maré e que tentam diminuir a distância entre a comunidade, as empresas e os poderes públicos, com a finalidade de melhorar nossa qualidade de vida da população”, afirma Zé Pescador, líder comunitário e vice-presidente da Instituto Maré Global. “Com o Instituto, vamos poder atender as necessidades da comunidade, como na obtenção da regularização profissional dos pescadores e marisqueiras, além do direto ao pagamento do defeso, no período em que não podem trabalhar”, afirma Milton Sales de Santana, o “Seu Naná”, presidente do IPA e liderança da comunidade.

“Eu acredito que só conseguimos evoluir com parceria, por isso apoiamos a implantação do IPA, que poderá ser tornar uma representação legitima das demandas das comunidades de Ilha de Maré”, ressaltou Milton Pradines, gerente de Relações Institucionais da Braskem no Nordeste. A solenidade contou com apresentação artística do grupo percussivo Maresom, composto por crianças e jovens da região, sob a regência do músico Ranato Neves.

Durante o evento foram entregues, ainda, 151 certificados do Monitoramento Participativo da Pesca para moradores de quatro comunidades de Ilha de Maré. “Monitoramento Participativo da Pesca é uma espécie de Raio X da nossa maré, de tudo que se pesca e marisca em Ilha de Maré. Um entendimento da quantidade de produção e da renda dos pescadores e marisqueiras da comunidade”, explica Zé Pescador. “Através deste certificado e da inauguração do Instituto vejo o reconhecimento e valorização profissional como pescador”, orgulha-se Fredison de Santana Bonfim, de 25 anos, pescador desde os 15, e morador da comunidade de Ponta de Areia, em Ilha de Maré.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *