Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

A Guarda Civil Municipal (GCM) fez a sua parte na quarta-feira (25), no Dia Nacional do Doador de Sangue. Uma equipe formada por 30 agentes esteve no Laboratório Vita Bahia, no bairro da Barra, para fazer a doação de sangue voluntária nesta manhã. Essa é uma ação que já ocorre há três anos, em celebração à data comemorativa, com o objetivo de aumentar os estoques de sangue nos laboratórios de Salvador e do Estado.

Inspetor da GCM, Marcelo Silva disse estar feliz em participar da campanha. “É uma satisfação poder contribuir com esse ato de solidariedade. Estamos trazendo os nossos agentes para essa ação para que os estoques estejam abastecidos e disponíveis para salvar o maior número de vidas possível. Todos nós podemos fazer a diferença”, afirma o inspetor.

A semana do doador precede um período de estoque baixo nos bancos de sangue, devido à proximidade das férias, das datas comemorativas de final de ano e dos feriados prolongados. Cada bolsa de sangue doado pode salvar até quatro vidas de um jeito rápido e seguro. A doação dura em média 40 minutos entre cadastro, triagem e coleta.

Para doar, o voluntário precisa ter boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal. É importante que o doador também esteja descansado, bem alimentado e não tenha ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. No dia da doação, é imprescindível levar um documento oficial com foto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *