Fotos: Betto Jr./Secom
Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

A unidade dedicada ao atendimento de síndromes gripais, também conhecida como gripário, em Pirajá/Jardim Santo Inácio, localizada anexo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da localidade, foi reaberta pela Prefeitura na manhã da última sexta-feira (21). Os detalhes do funcionamento da unidade foram apresentados no local pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado da vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos; do subsecretário municipal da Saúde (SMS), Décio Martins; e do diretor de Urgência e Emergência de Salvador, Ivan Paiva, dentre outras autoridades.

A estrutura passa a ser mais uma opção para atender pacientes com síndromes respiratórias causadas principalmente pela Covid-19 e pelo vírus Influenza (H3N2). Este é o quarto equipamento do tipo reaberto pela administração municipal no prazo de um mês. Antes dele, foram reativadas as unidades do Vale dos Barris, do 16º Centro de Saúde (Pau Miúdo) e da ilha de Bom Jesus dos Passos.

“Com a chegada da nova cepa de Influenza e da variante Ômicron da Covid-19, corremos para disponibilizar vacinas e iniciamos a reabertura desses gripários, com 53 novos leitos de enfermaria e estabilização no total. Esta unidade terá investimento de quase R$1 milhão. Dessa forma, alcançamos 26 estruturas para atender essa superdemanda de casos na cidade. Estamos vivendo um caso excepcional e oferecemos 16 unidades de pronto atendimento a mais do que preconiza o Ministério da Saúde, mas ainda assim, devido ao excesso de casos, as pessoas ainda precisam aguardar em filas. Por isso pedimos a compreensão de todos”, destacou o prefeito durante a reinauguração do equipamento.

Ainda durante a solenidade, o prefeito informou que o município está abrindo 11 novos leitos para tratamento de pacientes com Covid-19 no Hospital Sagrada Família, somando 139 reabertos desde o mês de dezembro em hospitais, enfermarias, gripários e nas mini UPAs montadas nas USFs Pirajá, Itapuã, Imbuí e IAPI.

Estrutura – O gripário de Pirajá/Santo Inácio será gerido pela Organização Social Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área de Saúde (Fabamed) e irá atuar na gestão, planejamento, operacionalização e execução das ações e serviços. O investimento mensal é de R$948 mil, e o funcionamento previsto é de três meses.

Com isso, o gripário deverá garantir atendimento 24 horas, sete dias da semana, com capacidade de 250 atendimentos diários. O serviço contará com leitos de reanimação e de observações, ampliando a variedade de equipamentos médico-hospitalares, mobiliários e insumos, condizentes com a necessidade da assistência no âmbito da Rede de Urgência e Emergência da cidade.

A unidade reúne 82 trabalhadores da saúde, dentre médicos, enfermeiros, assistente social, farmacêutico, nutricionista, coordenador de enfermagem, coordenador médico, supervisor administrativo, técnico de enfermagem e demais trabalhadores.

Dia da Criança – O prefeito Bruno Reis garantiu que este sábado (22) será destinado novamente à vacinação contra a Covid-19 de crianças com idades entre 5 e 11 anos, dentro da campanha Dia da Criança é Dia de Vacina, a partir das 8h. A partir de agora, devido à aprovação do uso da CoronaVac pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacinação será exclusivamente para as crianças, com aplicação de doses da Pfizer para os pequenos de 5 anos, e disponibilizando a CoronaVac para aqueles entre 6 e 11 anos.

“Espero que seja um grande dia de imunização, para que tenhamos um retorno às aulas mais seguro, com os colaboradores devidamente imunizados, com primeira, segunda e terceira doses, além, claro, das crianças acima de cinco anos”, afirmou Bruno Reis. A estratégia da vacinação infantil deste sábado será divulgada logo mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *