Foto: Bruno Concha - SECOM
Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

A partir desta segunda-feira (1) a frita de ônibus aumentou 60% nos horários de pico na região do Subúrbio Ferroviário de Salvador.

Periperi e Iatacaranha são as áreas que tem maior quantidade de passageiros.

A intenção é não ter ônibus cheios.

As linhas que terão reforço na frota são aquelas que apresentaram maior aglomeração de passageiros nesse período de combate à pandemia. São elas: 1607 – Paripe x Barra; 1612 – Paripe x Rodoviária; 1614 – Mirante de Periperi x Itaigara; 1616 – Plataforma x Pituba; 1633 – Mirante de Periperi x Ondina; 1634 – Alto de Coutos x Pituba; 1637 – Mirantes de Periperi x Imbuí/Boca do Rio; e 1645 – Alto de Santa Terezinha/Rio Sena x Pituba.

Também estão sendo empregada frota reguladora em pontos especiais de partida de ônibus na Avenida Suburbana, sentido Centro, para facilitar o escoamento da demanda ao longo da via. Esses pontos estão localizados em Periperi, em frente à Rua da Glória; Itacaranha/Escada, em frente ao Posto BR; e em Plataforma, no Largo do Luso.

Além disso, estão sendo implantados dois postos de captação de demanda e fiscalização do embarque de passageiros. Eles estarão situados na rotatória da subida para o Alto do Cabrito e no Lobato, em frente à antiga Cesta do Povo.

Proteção à vida – As ações de proteção à vida de rodoviários e passageiros envolvem a disponibilização de álcool em gel 70% na entrada de todos os ônibus para evitar a transmissão do novo coronavírus. Os cobradores serão responsáveis por garantir que todos higienizem as mãos antes de entrar no veículo.

Assim como já é realizado na fiscalização do uso das máscaras, técnicos da Semob vão fazer a medição da temperatura das pessoas em estações ou nos ônibus. Outra medida é a higienização e desinfecção rápida dos fins de linha, nos mesmos moldes do que já está sendo feito nos veículos.

Além das máscaras faciais, os cobradores e motoristas deverão usar protetores faciais, também chamados de face shields, a serem fornecidos pelas empresas de ônibus. Estes trabalhadores também deverão passar por testes rápidos, a serem feitos com regularidade.

Campanha educativa – A Prefeitura promoverá, ainda, a campanha “Não dê carona ao corona: proteja-se no transporte público”, no sentido de conscientizar a população para a importância de fazer a sua parte para evitar a transmissão da Covid-19. A ação será veiculada através de cartazes, adesivos e vídeos em ônibus, cartazes no mobiliário urbano, folhetos a serem distribuídos aos usuários em terminais e locais com grande circulação de pessoas, e inserções na mídia em geral.

“Continuamos a trabalhar para adotar todas as medidas necessárias no combate ao coronavírus. No entanto, o cidadão também precisa fazer a parte dele e seguir as recomendações, ou seja, estar no ônibus usando máscara, evitando se alimentar dentro do veículos e passar álcool em gel nas mãos sempre, por exemplo. Temos certeza que, assim, vai dar tudo certo”, disse ACM Neto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *