Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

O balanço final do projeto ‘Fique Sabendo’, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde de Salvador apontou uma redução nos casos positivos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) durante os seis dias oficiais do carnaval de Salvador, se comparado com a folia de 2019. Este ano, 245 pessoas foram diagnosticadas com HIV (43), sífilis (187), além das hepatites B e C (15); no último carnaval foram 249 pacientes reagentes para uma das IST’s.

No entanto, as ocorrências de HIV tiveram um aumento expressivo em relação ao ano passado, foram 43 indivíduos em 2020; quase o dobro dos pacientes do ano passado quando 26 pessoas tiveram o diagnóstico positivo.

Já a sífilis quebrou uma sequência de três anos com o número de casos estáveis e obteve uma redução de 9% com 187 testes positivos contra os 206 detectados em 2019. O mesmo se aplica para as hepatites que reduziram em 50% o índice de infectados, no mesmo período.

A procura nas unidades municipais elevou o nível este ano, mais de 190 pessoas buscaram o serviço em relação ao último ano, um total de 1.716 foliões foram beneficiados com a testagem.

As unidades eram compostas por equipes multidisciplinares formadas por enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e bioquímicos, devidamente treinados para aconselhar os pacientes, principalmente, no momento do resultado. O objetivo do ‘Fique Sabendo’ é colaborar com a interrupção da cadeia de transmissão das doenças, bem como possibilitar o início precoce do tratamento das pessoas com sorologia positivas.

Os pacientes reagentes para sífilis iniciaram o tratamento no próprio circuito da folia. Já os usuários com sorologia positiva para outras DSTs foram encaminhados para unidades de referência da Prefeitura de Salvador para tratamento gratuito integral.

Os testes rápidos podem ser encontrados em 134 postos de saúde de Salvador, além dos três Serviços de Atendimento Especializados (São Francisco, SEMAE e Marymar Novaes) de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h.

Proteção – Pouco mais de um milhão de preservativos masculinos e femininos foram distribuídos nos circuitos oficiais da folia para estimular a prática do sexo seguro e prevenção durante o carnaval. Mesmo com a disponibilização de três milhões de camisinhas em pontos a cada mil metros, os foliões reduziram a procura pelo insumo se comparado com 2019, houve uma redução de 45% de camisinhas, quando quase dois milhões foram dispensadas.

Além disso, houve a liberação de 74 mil géis lubrificantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *