Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

O conselheiro federal Fabrício Castro se comprometeu a intensificar a luta pela defesa das prerrogativas advocatícias e pela melhora do Judiciário, ao registrar a chapa Avança OAB 86 para concorrer às eleições da Ordem, na tarde desta sexta-feira (19), na sede da seccional, na Piedade, em Salvador. Fabrício é o candidato à presidência apoiado pelo atual mandatário da entidade, Luiz Viana.

“A OAB, hoje, está aberta à advocacia. A classe não admite retrocessos. Vamos manter as importantes conquistas dos últimos anos. E avançar cada vez mais. Seremos incansáveis na defesa das nossas prerrogativas e no enfrentamento ao Judiciário, que terá deapresentar uma solução ao problema da ineficiência. Caso contrário, a nossa gestão atuará com coragem e determinação, fazendo o que for necessário para reverter o atual cenário, mobilizando o CNJ, o Supremo e a sociedade”, afirmou.

De acordo com Fabrício, é preciso continuar o processo de interiorização da OAB, valorizando os profissionais que atuam nas mais diversas regiões do estado, além de ampliar a participação de mulheres, negros e jovens na entidade. “Vamos fazer uma gestão transparente, democrática e participativa. E o ponto de partida é a formação da chapa, que, no nosso caso, atingiu a paridade de gênero, com 50% de mulheres na composição do conselho seccional”, assinalou o candidato a presidente da OAB-BA.

Entre as principais iniciativas da atual gestão, Fabrício destacou a criação da Comissão Especial da Mulher Advogada e do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia, que se tornou influente e conta com mais de 100 integrantes, além da implantação da Procuradoria de Defesa de Prerrogativas e do plantão 24 horas de prerrogativas.

Ele ainda defendeu o projeto do piso salarial para a advocacia de R$ 3,5 mil, que foi encaminhado ao governador, assim como lembrou que a entidade fez o maior programa da história da OAB de reforma, aquisição e construção de sedes e salas de subseções, fortalecendo a advocacia dentro e fora da capital, sobretudo com a interiorização dos cursos da Escola Superior de Advocacia (ESA).

A OAB-BA, segundo Fabrício, ao ter se aproximado da advocacia e da sociedade, nos últimos anos, tornou-se referência nacional. “Estamos sintonizados com as demandas da população baiana. Por isso, vamos continuar avançando na luta pela defesa dos direitos humanos, debatendo temas e abraçando questões que envolvem as pessoas com deficiência e a comunidade negra, LGBT e indígena”, pontuou.

Fabrício Castro – O candidato a presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, desde cedo descobriu sua vocação para trabalhar em prol dos colegas. Muito jovem, ele já se destacava na escola como líder estudantil. Defender as pessoas, portanto, tornou-se um caminho natural.

Decidiu cursar Direito na UFBA e abriu o próprio escritório aos 27 anos. Quando começou a participar da atuação institucional da OAB-BA, destacou-se nas principais lutas em defesa da advocacia. Junto com o presidente Luiz Viana, ele iniciou o processo de transformação que marcou a história da seccional.

Fabrício possui amplo conhecimento sobre o sistema OAB. Ele foi vice-presidente da seccional e, atualmente, é conselheiro federal. Nos últimos anos, participou ativamente de todas as conquistas que a advocacia baiana conseguiu, como as vitórias da OAB junto ao CNJ e ao STF para melhorar as condições de trabalho da classe.

Teve atuação decisiva na representação que a OAB-BA encaminhou ao CNJ contra a abertura das novas vagas para desembargador no TJ-BA, resultando na suspensão da criação dessas vagas, uma vez que a prioridade é a contratação de juízes e servidores de 1º grau.

Fabrício também tomou a frente na ação contra os cartórios integrados – que não funcionavam como deveriam – e foi um dos líderes do movimento contra o fechamento de comarcas do interior.

Avança OAB – O movimento Avança OAB surgiu com o objetivo de reunir a advocacia para, de forma participativa e democrática, debater propostas e ideias para melhorar as condições do exercício profissional na Bahia.

Lançado em Salvador, no final de julho, o Avança OAB mobilizou a categoria nos eventos realizados na capital e no interior do estado, tendo recebido expressiva adesão em diversas cidades, como Ilhéus, Itabuna e Brumado.

Chapa Avança OAB 86

Diretoria Executiva

Fabrício Castro (presidente)

Ana Patrícia Dantas Leão (vice-presidente)

Marilda Sampaio (secretária-geral)

Maurício Leahy (secretário-geral adjunto)

Hermes Hilarião (diretor tesoureiro)

Conselho Federal

Luiz Viana

Antonio Adonias

Carlos Medauar

Daniela Borges

Ilana Campos

Ubirajara Ávila

Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB)

Luiz Coutinho (presidente)

Pedro Mascarenhas (vice-presidente)

René Viana (secretário-geral)

Milton Jordão (diretor tesoureiro)

Tereza Cristina Guerra Doria (diretora de saúde)

Marcelo Araújo (diretor)

Kathia Norberto Mattos (diretora)

Erenaldo de Sousa (diretor)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *