Foto: Divulgação
Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Quem mora em Ilha de Maré convive em situação de desproteção, racismo e vulnerabilidade social já alvo de diversas denúncias. A comunidade não tem saneamento básico e vem sendo impactada pela contaminação causada pelo complexo industrial da região do Porto Camaçari, Candeias e refinarias. Recentemente, a comunidade também foi prejudicada com o crime ambiental do vazamento de óleo, que impactou negativamente na renda de pescadoras e pescadores.

Preocupados com a proliferação do COVID-19 e com a ausência da atuação do poder público na localidade, os moradores pedem que a Prefeitura realize: restrição do trânsito de embarcações de turistas e de pessoas que não moram na comunidade, exceto no caso de profissionais de saúde ou em casos de comprovada urgência; fiscalização da situação dos trabalhadores que embarcam em Ilha de Maré, garantindo que sejam tomadas as medidas recomendadas ao controle da pandemia; garantia do direito à saúde, de modo que seja assegurada a atuação de um médico na Unidade de Saúde da Família (USF) e um profissional que gerencie a unidade; realização de ações voltadas à assistência social, visto que o isolamento social traz prejuízos econômicos e impactos na renda da população.

O vereador Sílvio Humberto (PSB), solicitou uma equipe médica para os moradores da Ilha de Maré através de ofício ao secretário de saúde do município, Léo Prates para que medidas sejam tomadas e a comunidade seja atendida o mais rápido possível.

“O objetivo é que uma equipe técnica de saúde seja colocada para trabalhar na ilha imediatamente, pois famílias estão sem nenhuma orientação profissional e expostos ao COVID-19. Os pescadores e marisqueiras foram impactados diretamente com o derramamento de óleo, portanto, não podemos deixar que o coronavírus faça mais vítimas sociais na comunidade”, finalizou.

Sílvio Humberto sugeriu também a realização de parcerias com as rádios comunitárias e uso de carros de som nos bairros para divulgação de ações contra o COVID-19.

A redação do Subúrbio News entrou em contato com o secretário Municipal de Saúde, Leo Prates, que afirmou que o problema deve ser resolvido em um prazo de 10 dias, pois o mesmo já teria feito contatos com Brasília com o objetivo de solucionar este problema.

O Subúrbio News sempre noticiou a dificuldade do município, não só nessa gestão, mas em outras também de conseguirem profissionais disponíveis para região do Subúrbio e de Ilha de Maré. Infelizmente Todos se recusam a trabalhar nessa região.

3 Comments

  1. Ruany Amorim

    Nem todos se recusam a trabalhar nessa região. Eu trabalho em Ilha de Maré é escolhi ir para a Ilha de Maré tendo muitas outras opções de trabalho! Assim como tem muita gente também da minha equipe que abraça aquela comunidade, mas infelizme não temos o reconhecimento. Fala que os profissionais Não querem ir pra lá é endossar ainda mais o racismo, o preconceito para essa população. Os profissionais saem de suas casas muitas vezes pegando o primeiro ônibus para esta lá no terminal e enfrentar 40 minutos de mar – as vezes em bom tempo e outras vezes não.
    Entendemos a vulnerabilidade social em que vive essa comunidade tradicional e mesmo sem o médico estamos lá fazendo nossas ações todo a os dias preventivo, pre-natal, puericultura, atendimento odontológico para oferecer o máximo que nos podemos dar para essa população.

  2. Ruany Amorim

    Com relação às recomendações acerca da Covid-19 a grande mídia massivamente tem orientado a população em geral nos telejornais, nas redes sociais e demais veículos de comunicação. As equipes de saúde em suas unidades têm orientado a população acerca da Covid-19 bem como os ACS Também tem tido um papel fundamental para essas divulgação.
    A inexistência de um gerente que aconteceu a cerca de 01 mês NÃO REDUZ, NAO PREJUDICA NEM MINIMIZA o trabalho dos profissionais que continua fazendo suas ações e as devidas cobranças e mantendo relações estreitas com a secretaria de saúde por meio do Distrito Sanitário Subúrbio Ferroviário,

  3. Hidalmar Duarte

    O posto de saúde de Ilha de Maré não serve nem para fazer um curativo. Quando tem médico o atendimento à população vai até às 15 horas. Em Ilha de Maré ninguém pode ficar doente, atendimento de emergência não EXISTE, o sistema de saúde é precário. São diversas as reclamações da população, temos várias localidade (Santana, Praia Grande, Itamoabo, Botelho, Bananeiras, Martelo, Amêndoa, Porto dos Cavalos, Maracanã, Caquende), a ilha tem aproximadamente 6 mil habitantes, temos apenas um posto de saúde, que por incrível que pareça não temos médico. A Ilha de Maré deveria pertencer ao município de Candeias, talvez alguém pudesse olhar o povo com humanidade. A população de Ilha de Maré não vive, sobrevive, triste a realidade desse povo que é esquecido pelas autoridades publicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *