Foto: panseraseguros.com.br
Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Celebrado nesta quarta-feira (20), o Dia Mundial da Saúde Bucal, chama atenção sobre a relação direta com o bom funcionamento do organismo. Afinal, os principais nutrientes para a manutenção do corpo são processados nos dentes. As más condições de higiene bucal podem causar doenças, principalmente relacionadas a problemas cardiovasculares, diabetes e até mesmo câncer de boca e esôfago.

Para garantir a promoção de qualidade nos cuidados da saúde bucal, mais de 240 equipes de Saúde Bucal do município de Salvador estão de prontidão para atender os munícipes. Só no último ano, foram realizados 675 mil procedimentos odontológicos. A previsão é que neste ano mais 67 equipes sejam implementadas nos postos de saúde para ampliar os serviços nos 12 distritos sanitários da cidade.

A escovação, passo importante para prevenção de patologias, é incentivada desde cedo pelas equipes de saúde através do Programa Saúde na Escola, que visita toda semana escolas municipais da capital.

Os encaminhamentos para Centro Especializado Odontológico (CEO), Unidade Básica de Saúde (UBS) e Unidade de Saúde da Família (USF) deverão ser realizados de segunda à sexta-feira das 08h às 17h, através da ficha de referência, devidamente preenchida, sendo indispensável a apresentação dos seguintes documentos: cartão SUS e identidade. Vale ressaltar que as UBS’s atendem via demanda aberta, ou seja, qualquer pessoa pode agendar a consulta. Já as USF’s marcam atendimentos apenas aos usuários da região já cadastrados no sistema.

Veja onde se tratar:

Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) – a assistência se concentra nos atendimentos clínicos, com marcação prévia no sistema, como: procedimentos de profilaxia; cirúrgicos; restauradores; periodontia básica, radiografia e ações de promoção à saúde bucal, entre elas, atividades educativas, escovação dental supervisionada e aplicação de flúor.

Centros de Especialidade Odontológicas (CEO) – Para quem precisa de atendimentos de média complexidade pode buscar o serviço nos 06 CEO’s nos bairros de Cabula VI, Federação, Mussurunga, Cajazeiras, Carlos Gomes e Periperi. “Todos os Centros especializados foram requalificados nessa gestão, proporcionando a ampliação da oferta de serviços com mais qualidade e resolutividade”, afirma Mayana Calasans, Coordenadora do setor de Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Nessas unidades são ofertados Periodontia, Cirurgia Oral Menor, Estomatologia, Canal, NAPES, Odontopediatria e Prótese.

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Unidade de Atendimento Odontológico (UAO) – Os serviços de urgência e emergência são ofertados 24 horas. A atual gestão ampliou para 10 unidades, ante as 2 unidades que haviam em Salvador em 2012. A recém reinaugurada Unidade de Atendimento Odontológico (UAO), no Dique do Tororó e as 09 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) tratam de pacientes que apresentem quadro de Abcesso Dentário e Pericoronário, Alveolite, Drenagem de Abcesso Oral e de Cisto, Fratura Dentária, Hemorragias Dentro – Alveolar, Trauma Dentário e Pulpite Aguda.

Especializados – Após triagem nos consultórios odontológicos, caso seja confirmado, pacientes que possuam cardiopatia são encaminhados para o Multicentro Amaralina que possui uma equipe especializada para atender a pacientes com esse tipo de anomalia. Já o Multicentro Liberdade atende pacientes portadores de infecções sexualmente transmissíveis (IST/ HIV/ Aids/ HV).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *