Subúrbio 360,
Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Um talk show moderado pela youtuber Carol Alves reunirá nesta sexta-feira (18), no Subúrbio 360, em Coutos, mais de 1.200 alunos e 60 professores de 25 escolas municipais de Salvador. O evento, que ocorre a partir das 9h, marca a final da “Gincana da Rede”, que vem ocorrendo desde setembro. Trata-se de um desafio virtual realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) junto a alunos e professores do 9° ano de escolarização, no qual as tarefas são lançadas e cumpridas via Instagram, sempre com a mediação de Carol Alves. O objetivo é fomentar discussões sobre temáticas do dia a dia dos estudantes, como a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), frequência, organização dos estudos e temas relacionados com a juventude.

Baseada na característica da Inovação Pedagógica, a “Gincana da Rede” é mais uma estratégia da Smed com foco em uma prática educativa que abre oportunidades para novas metodologias de ensino e aprendizagem. O secretário municipal da educação, Bruno Barral, acredita que o sucesso da gincana está relacionado diretamente ao fato de ter sido realizada nas redes sociais. “Através de redes sociais digitais, os adolescentes e jovens se colocam no mundo, produzindo e compartilhando informações. Pelo mundo digital, eles se expressam através de imagens, áudios, textos, entre outros, criando e recriando conteúdos”, detalha.

Os estudantes do ensino fundamental anos finais – 9º ano, irão realizar a prova do Saeb entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro. Para Barral, a gincana ajuda a melhorar o desempenho dos estudantes. “As atividades contribuíram no incentivo à organização dos estudos e melhoria emocional, o que certamente vai ajudá-los a ter resultados satisfatórios. Além disso, essa gincana virtual é uma aposta inovadora e desafiadora na inclusão das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) como forma de aproximar o diálogo, estimulando a participação dos alunos com ludicidade e envolvimento de todos com foco na aprendizagem colaborativa”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *