Através do site da Delegacia Digital, os foliões do Carnaval da Bahia podem registrar ocorrências de furtos, perdas e extravios de documentos e objetos. Foto: Fernando Vivas/GOVBA
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Os baianos e turistas que precisarem fazer o registro de perda de documentos ou furto de bens e objetos durante o período das festas populares têm à disposição o site da Delegacia Digital, que contabilizou 104.698 registros deste tipo em 2019. O serviço já é oferecido à população desde 2008 e a cada ano aumenta o número de casos registrados. Para a Polícia Civil, esta adesão representa a consolidação do serviço, que pode ser utilizado por qualquer pessoa que tenha passado por uma situação de perda ou furto em qualquer parte do território baiano.

A estudante de administração Ísis Pimentel perdeu a identidade durante o Carnaval do ano passado e utilizou o serviço. “Eu acessei o site, fiz o registro e recebi o protocolo por e-mail. Inclusive imprimi o boletim que chegou no e-mail e levei para o SAC para conseguir a emissão de um novo documento. Foi muito tranquilo e simples. Basta ter acesso à internet”, afirma Ísis.

De acordo com a coordenadora da Delegacia Digital, Célia Miranda, em festas como o Carnaval, há um aumento dos registros; em 2019, a Polícia Civil validou 3.141 boletins do tipo. “A gente observa que no período de carnaval, a cada ano, o número de registros aumenta na Delegacia Digital. Isso não quer dizer que ocorreu um número maior de delitos durante o período carnavalesco de um ano para o outro. O que constatamos é que está havendo, cada vez mais, a procura pelo meio tecnológico para o registro das ocorrências”, explica.

A coordenadora ainda destaca os tipos de ocorrências que podem ser feitos no site. “O registro via Delegacia Digital é válido apenas para perda e furtos de objetos e documentos. Com relação aos crimes praticados com violência, ou seja, os roubos, a nossa orientação é que a pessoa procure a Delegacia Territorial do bairro”, acrescenta.

Orientações

Após o registro no site da Delegacia Digital, a Polícia Civil realiza uma pesquisa a partir de todos os dados fornecidos pelo usuário. Em seguida, a ocorrência é validada e a certidão da ocorrência encaminhada para o e-mail informado no momento do registro da perda ou furto. O tempo médio para que o documento seja enviado é de 24 horas.

Para registro de furtos de objetos como celular, é interessante que seja informado na ocorrência o número do IMEI do aparelho. Caso o item seja encontrado, a Polícia Civil entra em contato para a devolução do bem ao proprietário.

Em caso de urgência na certidão da ocorrência, seja por motivo de viagem ou para emissão de um novo documento, basta encaminhar um e-mail para delegaciadigital@ssp.ba.gov.br e informar a necessidade. Neste mesmo canal também é possível tirar dúvidas e obter outras informações. A Delegacia Digital registrou 812.757 ocorrências entre setembro de 2008, quando foi criada, e o fim de 2019.

Fonte: Secom

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