Foto: Ascom PC
Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

As festas populares que antecedem o Carnaval de Salvador já começaram e foi no ensaio geral dos Palhaços do Rio Vermelho, realizados no sábado (8), que as Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deam), de Brotas e Periperi, deram início a campanha da Polícia Civil, “Eu respeito o seu não”, com o objetivo de estimular as denúncias por parte das mulheres que sofrerem assédio durante os festejos.

A ação educativa relacionada à Importunação Sexual, que passou a ser considerada crime, por meio da Lei 13.718, sancionada em setembro de 2018, levou folheto, carimbo com a frase, “Não é Não”, alusivo a campanha nacional e tirou dúvidas dos foliões sobre o tema.

A diretora do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), órgão responsável pelas DEAMs em Salvador e Região Metropolitana, delegada Fernanda Porfírio, destacou a importância do trabalho preventivo.

“Partimos da premissa que a prevenção e o combate a violência contra mulher estão ligados a educação e conscientização da sociedade. Acreditamos que esta campanha irá contribuir para a participação de todos, pelo cuidado e respeito às mulheres”, pontuou.

Além das mulheres, homens foram abordados e foram receptivos à campanha. A delegada Simone Moutinho, titular da Deam Periperi, comemorou a participação masculina. “Quando o homem tem a consciência da sua responsabilidade com este tema, a perspectiva é de mais respeito às mulheres e menos ocorrências”, comentou.

Também presente no evento, a advogada e membro da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher, da Ordem dos Advogados do Brasil, na Bahia (OAB-Ba), Luciana Guimarães de Freitas, parabenizou a campanha das DEAMs. “Excelente iniciativa e muito oportuna, por estarmos próximos ao carnaval. Com certeza ajuda as mulheres se identificarem como vítimas e denunciarem”, avaliou.

As ações educativas seguem nos eventos pré-carnavalescos, Fuzuê (15), Furdunço (16) e Pipoco (18), tirando as dúvidas da população e encaminhando possíveis vítimas para atendimento nas unidades da Polícia Civil.

Fonte: Ascom PC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *